Kernel 5.5 chegou ao fim da vida útil! É hora de atualizar para o Kernel 5.6!

O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.5 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.6.

Lançada no início deste ano em janeiro, a série Linux 5.5 do kernel apresentou alguns novos recursos interessantes, como suporte completo para os mais recentes modelos Raspberry Pi 4, melhor conectividade Wi-Fi, suporte multicanal SMB e suporte ao uso do CIFS como sistema de arquivos raiz.

Essa série também trouxe melhorias no Berkeley Packet Filter (BPF), cópia transferida em dispositivos diferentes para clientes NFS, a capacidade de adicionar nomes alternativos às interfaces de rede, além do KUnit, uma nova estrutura de teste de unidade para o kernel Linux.

Agora, a série de kernel 5.5 atingiu o fim da vida útil (EOL) e todos os usuários devem atualizar para a série mais recente do kernel Linux 5.6.

Kernel 5.5 chegou ao fim da vida útil! É hora de atualizar para o Kernel 5.6

Kernel 5.5 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o Kernel 5.6!

Sim. Após dezenove atualizações de manutenção, a série do kernel Linux 5.5 chegou ao fim da vida útil, como o renomado mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman anunciou hoje após o lançamento do kernel 5.5.19 do Linux.

Na lista de discussão do kernel do Linux, Greg disse que:

“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.5.19. Observe que este é o kernel do LAST 5.5.y a ser lançado, agora está no fim da vida útil, por favor, vá para 5.6.y agora. Todos os usuários da série 5.5 do kernel precisam atualizar.”

Portanto, o kernel Linux 5.5.19 é a última atualização de manutenção da série, que agora está marcada como EOL (Fim da Vida) no site kernel.org.

Se você estiver usando o kernel Linux 5.5 em sua distribuição Linux, considere atualizar para a versão mais recente da série de kernel Linux 5.6 o mais rápido possível. No momento da redação, o kernel do Linux 5.6.6 é a versão mais avançada disponível.

Os mantenedores do sistema operacional Linux também são instados a migrar para o Linux 5.6 para permitir que os usuários atualizem seus sistemas. No entanto, observe que o kernel Linux 5.6 não é uma série de suporte de longo prazo.

O kernel Linux 5.6 oferece suporte interno para o protocolo WireGuard VPN, suporte USB4, suporte AMD Pollock, um novo sistema de arquivos Zonefs, suporte inicial para CPUs AMD Ryzen Zen 3, suporte para GPUs Nvidia GeForce RTX 2000 e muitos outros recursos interessantes.

Atualizando para o kernel Linux 5.6

Seja você um usuário Linux ou um fornecedor de SO Linux, é altamente recomendável que você considere atualizar seu sistema operacional para a versão mais recente da série de kernel Linux 5.6.

Se isso não for possível no momento, pelo menos atualize para a última versão do kernel 5.5 (5.5.19). Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.6 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

O que está sendo falado no blog

Categorias Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Não categorizado, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Tutorial, Ubuntu, Zorin Tags , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Sair da versão mobile