Kernel 5.1 lançado oficialmente – Confira as novidades e instale

Linus Torvalds anunciou o lançamento da série de kernel 5.1 com novos recursos e melhorias nos recursos existentes. Confira as novidades e veja como instalar.

Depois de um mês e meio em desenvolvimento, a série 5.1 do kernel finalmente, e já dá para contar tudo sobre seus novos recursos e melhorias.

Kernel 5.1 lançado oficialmente - Confira as novidades e instale
Kernel 5.1 lançado oficialmente – Confira as novidades e instale

Em primeiro lugar, vale lembrar a todos que tentam pegar e instalar o kernel Linux 5.1 que este não é um ramo suportado a longo prazo, então é melhor você ficar com o seu kernel LTS atual (4.19).

No anúncio na lista de discussão do kernel, Linus Torvalds disse o seguinte:

“A semana passada foi bastante calma, e o último patch do rc6 não foi tão grande assim. No geral, o 5.1 parece muito normal, com pouco mais de 13k commits (mais outro 1k, se você contar merges). Que é praticamente o nosso tamanho normal nos dias de hoje. Não há maneira de reduzir isso a um short sane, com todo o trabalho.”

Novidades do kernel 5.1

O kernel 5.1 é uma ramificação de kernel com recursos que traz muitas adições excelentes, bem como melhorias nos recursos existentes.

Os destaques do kernel Linux 5.1 incluem a capacidade de usar memória persistente como RAM (memória do sistema) além da RAM física, mais preparações para o ano 2038, a capacidade de inicializar o sistema em um dispositivo mapeador de dispositivo sem usar initramfs, bem como suporte para patches cumulativos para o recurso live kernel patching.

Para os fãs do sistema de arquivos Btrfs, a série de kernel Linux 5.1 finalmente permite que os usuários configurem os níveis de compactação Zstd.

Além disso, o recurso de monitoramento do sistema de arquivos baseado em fanotify foi aprimorado com a adição da funcionalidade chamada “super root watch root” à interface fanotify, que assiste de maneira escalável as alterações em sistemas de arquivos grandes.

Além disso, o kernel Linux 5.1 introduz uma interface de alto desempenho chamada io_uring, que torna a E/S assíncrona rápida e escalável, um novo método que permite a entrega de sinal seguro na presença de reutilização PID, bem como um novo gerenciador de cpuidle chamado Timer Events Oriented (ou apenas TEO), que promete melhorar o gerenciamento de energia sem afetar o consumo de energia.

Claro, existem inúmeros drivers atualizados e novos incluídos no kernel Linux 5.1, o que o tornará compatível com ainda mais hardware.

Como instalar ou atualizar o Kernel 5.1

Para instalar a versão mais recente do Kernel nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO