Kernel 6.5 RC1 lançado com muitos novos recursos e melhorias

E foi lançado o Kernel 6.5 RC1 com muitos novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, Linus Torvalds iniciou oficialmente o ciclo de desenvolvimento da próxima série de kernel Linux 6.5 marcando o primeiro marco do Release Candidate (RC) para testes públicos.

Novidade do Kernel 6.5 RC1

Kernel 6.5 RC1 lançado com muitos novos recursos e melhorias
Kernel 6.5 RC1 lançado com muitos novos recursos e melhorias

A janela de mesclagem de duas semanas, que foi aberta com o lançamento do kernel Linux 6.4 em 25 de junho de 2023, agora está oficialmente fechada e o primeiro Release Candidate está disponível para download para aqueles que desejam ter uma amostra antecipada do próximo grande versão, kernel do Linux 6.5.

Como esperado, haverá muitos novos recursos e melhorias no kernel Linux 6.5. Alguns destaques incluem suporte MIDI 2.0 em ALSA, suporte ACPI para RISC-V, suporte Landlock para UML, melhor suporte para sistemas AMD “Zen”, suporte Intel TPMI ((Topology Aware Register e PM Capsule Interface) para o subsistema de limitação de energia e um Driver de interface TPMI para Intel RAPL, bem como suporte de espaço de usuário para as instruções memcpy/memset ARMv8.8.

O Kernel 6.5 RC1 também promete melhorar o suporte para tablets Lenovo Yoga Book yb1-x90f/l e Nextbook Ares 8A, adicionar peculiaridades de luz de fundo ACPI para Dell Studio 1569, Lenovo ThinkPad X131e (versão 3371 AMD) e laptops Apple iMac11,3, melhorar o desempenho para o sistema de arquivos Btrfs e apresenta o suporte SGX/HPE Ultraviolet para agrupamento Sub-NUMA (SNC).

Obviamente, também haverá vários novos drivers para vários dispositivos para fornecer aos usuários suporte de hardware de alto nível.

E isso inclui o sensor de temperatura e umidade AHT20, sensores HP WMI e a placa-mãe ROG Crosshair X670E Hero.

Além disso, o Kernel 6.5 RC1 melhora o balanceador de carga do escalonamento SMP para reconhecer os núcleos SMT com mais de um irmão ocupado e permite que as CPUs de baixa prioridade extraiam tarefas para evitar migrações supérfluas, implementa o recurso “aumento executável” no balanceador EAS para melhorar A utilização da CPU para determinadas cargas de trabalho e melhora o registro no diário, os subsistemas do alocador de bloco e o desempenho para substituições paralelas de DIO no sistema de arquivos EXT4.

Sobre este lançamento, Linus Torvalds disse que:

“Vamos acalmar essa festa. Tenho uma leve suspeita de que este pode ser um daqueles lançamentos que podem se arrastar, não porque haja algum problema específico com o qual espero problemas, mas simplesmente devido a grande parte da Europa sair de férias no mês de agosto. Mas quem sabe… Veremos como as coisas se desenvolvem.”

A versão final do kernel Linux 6.5 está prevista para o final de agosto ou início de setembro de 2023, o que depende de quantos marcos do Release Candidate (RC) Linus Torvalds anunciará até então.

Será lançado em 27 de agosto se houver apenas sete RCs ou em 3 de setembro se forem anunciados oito RCs.

Atenção! Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção!

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.