Kernel 6.6 RC1 lançado com suporte de hardware melhorado

E foi lançado o Kernel 6.6 RC1 com suporte de hardware melhorado, e mais. Confira as novidades e veja como testá-lo em seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Já se passaram duas semanas desde o lançamento do kernel Linux 6.5, o que significa que a janela de mesclagem do kernel Linux 6.6 está oficialmente fechada e o primeiro Release Candidate já está disponível para download para os primeiros usuários, desenvolvedores e todos que desejam obter um uma amostra antecipada do próximo grande lançamento do Linux.

Linus Torvalds anunciou a disponibilidade geral para testes públicos do primeiro marco de desenvolvimento do Release Candidate (RC) da próxima série de kernel Linux 6.6.

Novidade do Kernel 6.6 RC1

Kernel 6.6 RC1 lançado com suporte de hardware melhorado
Kernel 6.6 RC1 lançado com suporte de hardware melhorado

O kernel Linux 6.6 virá com muitos recursos novos e suporte de hardware aprimorado, como esperado de uma nova série de kernel. Alguns destaques incluem novos drivers Intel IVSC MEI, um novo driver de atributos de firmware para alterar as configurações do BIOS no Linux em dispositivos HP, modo carregador, suporte para configurações de ventilador intermediário e eGPU para dispositivos ASUS e suporte para controle de luz de fundo do teclado para mais dispositivos Lenovo IdeaPad.

Outra novidade no Kernel 6.6 RC1 é o suporte para novos dispositivos com tecnologia Mellanox, suporte para novas interfaces de árvore de dispositivos e outras vantagens para a arquitetura RISC-V, suporte a gadgets USB MIDI 2, novos drivers IIO, suporte para convidados SEV-SNP e TDX no Hyper-V, suporte para o codec de áudio Cirrus Logic CS42L43, suporte para LEDs Group Multi-Color (GMC), suporte para o controlador GameSir T4 Kaleid, suporte KFENCE, KASAN, KGDB e KDB para a arquitetura LoongArch e suporte para GPUs NVIDIA T4 para uso Reinicialização do barramento secundário.

O Kernel 6.6 RC1 também promete melhorias no dispositivo de bloco zoneado e no suporte à compactação para o sistema de arquivos F2FS, suporte para mmaps compartilhados no modo sem cache para o sistema de arquivos FUSE, correções para netfilter e BPF, muitas correções para o driver AMDGPU, correções de regressão para suporte MIDI 2.0, suporte KASLR e suporte para o alocador de pacote de programas BPF na arquitetura RISC-V e melhor gerenciamento de energia Intel RAPL.

Sobre esse release, Linus Torvalds disse que:

“Como sempre, há muitas mudanças individuais – ou mesmo desenvolvedores – para listar na janela de mesclagem. Temos mais de 12 mil commits de mais de 1.700 desenvolvedores individuais e mais de 800 fusões para unir tudo. Na verdade, tudo isso é bastante normal, parece que não será um lançamento muito pequeno nem particularmente grande”

O lançamento final do kernel Linux 6.6 é esperado para o final de outubro ou início de novembro de 2023.

Dependendo de quantos marcos do Release Candidate (RC) Linus Torvalds anunciará até então, podemos esperar que o Linux 6.6 chegue em 29 de outubro, se houver. serão sete RCs ou em 5 de novembro se oito Release Candidates forem anunciados.

Atenção! Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção!

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.