Krita 5.2 lançado com melhorias na animação e FFmpeg integrado

E foi lançado o Krita 5.2 lançado com melhorias na animação e FFmpeg integrado, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Krita é um software de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes. O programa é um software livre, licenciado sob a GNU Public License, versão 2 ou posterior.

Ele é um estúdio de pintura digital completo e completo para artistas que querem criar trabalho profissional do início ao fim.

O aplicativo é usado por artistas de quadrinhos, ilustradores, artistas conceituais, pintores e pela indústria digital.

O Krita possui uma interface amigável e personalizável, onde você você pode escolher a cor do tema, que barras de ferramentas e janelas de encaixe que você deseja usar, e editar os atalhos de teclado.

O programa está disponível para Linux e Windows e suporta muito bem a maioria dos tablets gráficos.

Agora, a Krita Foundation lançou hoje o Krita 5.2 como a quarta atualização para o software de pintura digital gratuito, de código aberto e multiplataforma.

Novidades do Krita 5.2

Krita 5.2 lançado com melhorias na animação e FFmpeg integrado
Krita 5.2 lançado com melhorias na animação e FFmpeg integrado

Krita 5.2 foi lançado hoje como uma grande atualização da série Krita 5 que traz mudanças importantes visíveis ao usuário e muitas melhorias internas.

Vindo mais de um ano após o Krita 5.1, o lançamento do Krita 5.2 está aqui com uma funcionalidade de reprodução de áudio completamente reescrita para animação usando a estrutura MLT, dependência FFmpeg integrada para exportação de vídeo em animação, bem como muitas melhorias no JPEG-XL suporte de imagem introduzido na versão anterior.

O Krita 5.2 também traz grandes melhorias no manuseio de texto com um mecanismo de forma de texto completamente renovado que fornece suporte para emoji, texto no caminho, texto em forma, fontes OpenType, texto vertical, texto quebrado, OpenType e outros recursos.

No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que esses recursos podem ser acessados no editor de código-fonte SVG por enquanto.

Outra novidade nesta versão é o suporte para a ferramenta Transform para transformar todas as camadas selecionadas, um novo seletor de cores que suporta espaços de cores de ampla gama e um back-end de configurações do mecanismo de pincel reescrito para maior robustez e para prepará-lo para uma próxima reformulação da interface do usuário.

O Krita 5.2 também revisa o recurso de desfazer cumulativo para torná-lo mais intuitivo, adiciona a capacidade de suavizar o serrilhado dos resultados do mecanismo de pincel do Sketch, adiciona um novo modo “Preencher áreas de cores semelhantes” à ferramenta Preenchimento e adiciona a capacidade para definir a opacidade da decoração da seleção para a ferramenta Seleção Contígua.

Várias novas ações também foram adicionadas nesta versão, incluindo Alternar predefinição de borracha, amostra de cor da tela e selecionar camadas no menu, algumas opções de exibição extras estão presentes na janela de encaixe Camadas e os modos de mesclagem CMYK foram aprimorados para corresponder à forma como o Photoshop lida com a mesclagem modos em CMYK.

Além disso, há algumas outras melhorias em torno do manuseio multicamadas EXR, importação RAW, exportação WebP, histórico de predefinições de pincel e outras áreas do aplicativo. Para mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta versão, confira as notas de versão.

Para mais detalhes, verifique a página de anúncio de lançamento.

Como instalar o Krita no Linux

Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap

Claro, você também deve ser capaz de instalar o Krita a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição nos próximos dias.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.