Lançada a primeira atualização de segurança do Kernel o Debian 10

O projeto Debian informou que foi lançada a primeira atualização de segurança do Kernel o Debian 10, para corrigir uma falha de segurança descoberta recentemente.

Lançado no início deste mês, o Debian 10 Buster é a mais recente versão do sistema universal e o resultado de um imenso trabalho de dos integrantes dessa gigantesca comunidade.

Lançada a primeira atualização de segurança do Kernel o Debian 10
Lançada a primeira atualização de segurança do Kernel o Debian 10

Agora, o sistema acaba de receber sua primeira atualização de segurança do kernel Linux, para aumentar ainda mais a segurança do sistema.

Lançada a primeira atualização de segurança do Kernel o Debian

Essa atualização trata de uma falha de segurança (CVE-2019-13272) descoberta por Jann Horn, do Google Project Zero, e que pode permitir que um usuário local obtenha privilégios de root.

O comunicado de segurança publicado por Salvatore Bonaccorso diz o seguinte:

“Jann Horn descobriu que o subsistema ptrace no kernel do Linux manipula erroneamente o gerenciamento das credenciais de um processo que deseja criar um relacionamento ptrace, permitindo que um usuário local obtenha privilégios de root sob certos cenários.”

Os problemas também parecem afetar a antiga série de sistemas operacionais do Debian 9 Stretch e do Debian Jessie 8, mas o Debian lançou patches de segurança do kernel para todas as versões suportadas.

Portanto, todos os usuários são convidados a atualizar suas instalações para as novas versões do kernel o mais rápido possível.

Então, se você estiver usando qualquer uma das versões de sistema operacional Debian suportadas em seus computadores, você deve atualizá-las o quanto antes para as novas versões do kernel, a saber: 4.19.37-5+deb10u1 no Debian 10 “Buster”, 4.9.168-1+deb9u4 no Debian 9 “Stretch” e 3.16.70-1+deb8u1 no Debian 8 “Jessie.”

Deve-se notar o fato de que a atualização de segurança do kernel do Linux para o Debian 10 “Buster” também inclui um patch para uma regressão introduzida pela correção original para a vulnerabilidade CVE-2019-11478 na implementação da fila de retransmissão TCP.

O Projeto Debian recomenda que todos os usuários atualizem suas instalações imediatamente para corrigir esses problemas.

Uma atualização padrão do sistema (usando o comando abaixo) irá resolver o problema:

sudo apt update; sudo apt full-upgrade

Via Softpédia

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!