Lançada a versão 2.0 do programa de gerenciamento de livros digitais Calibre

Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples

Os desenvolvedores do projeto Calibre lançaram a nova versão 2.0, que inclui uma migração para QT5 e outras melhorias. Se você precisa fazer o gerenciamento de livros digitais, instale esse programa e ponha ordem na sua biblioteca.

Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.

Com o Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional.

Calibre 2.0 melhora através de uma interface gráfica repaginada e além da correção de vários bugs, inclui também uma migração para QT5, o que torna o software mais estável e eficiente. Essa versão traz um editor de ebooks (que permite modificar ebooks já convertidos) com suporte aos populares formatos EPUB e AZW3 (Kindle) e também um suporte para dispositivos MTP (Android phones/tablets) no Mac OS X e o suporte para novos sites: General Knowledge Today, BBC Arabic, TIME Magazine, The Atlantic, Down to Earth, Heraldo de Aragon, Radikal (portal turco), Wired Daily Edition e Orange County Register.

Para mais informações sobre o novo Calibre 2.0, basta consultar o changelog disponível nesta página.

Conheça melhor o programa de gerenciamento de livros digitais Calibre

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Instalando a versão 2.0 do programa de gerenciamento de livros digitais Calibre

Calibre 2.0 está disponível nos repositórios oficiais do Arch Linux, Manjaro, Debian SID e outras distribuições Rolling Release. Para instalar a versão 2.0 do programa de gerenciamento de livros digitais Calibre, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Agora instale o programa com o comando (aguarde até ele ser executado por completo):

sudo python -c "import sys; py3 = sys.version_info[0] > 2; u = __import__('urllib.request' if py3 else 'urllib', fromlist=1); exec(u.urlopen('http://status.calibre-ebook.com/linux_installer').read()); main()"

Passo 3. Depois de instalado, execute o programa digitando calibre no Dash;
Passo 4. Na primeira inicialização, será exibida uma sequencia de telas do assistente de inicialização do Calibre. Na primeira delas, selecione o fabricante do seu dispositivo de livros digitais, depois o dispositivo e em seguida, clique no botão “Seguinte”.

Passo 5. Na próxima tela, se necessário, marque a marque a opção “Ligar servidor de conteúdo” para poder acessar sua coleção de livros do Calibre diretamente no dispositivo, via rede sem fio. Para continuar, clique no botão “Seguinte”;

Passo 6. Na última tela, apenas clique no botão “Concluir”.

Pronto! A partir de agora você já pode começar a fazer o gerenciamento de livros digitais com o Calibre e organizar a sua biblioteca.

Via lffl linux freedom

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile