LANDrop, a melhor alternativa ao AirDrop da Apple

Conheça o LANDrop, a melhor alternativa ao AirDrop da Apple pra transferir arquivos entre dispositivos em uma rede.

Quando quero enviar pequenos arquivos de um dispositivo para outro, costumo puxar o Telegram, um aplicativo de mensagens disponível para qualquer dispositivo e que quase sempre tenho aberto.

Mas o Telegram tem suas limitações, e entre elas temos que o tamanho dos arquivos não pode passar de 2GB para arquivos não premium e que a velocidade de transferência não é das melhores.

Para arquivos maiores você já tem que procurar alternativas, e uma das melhores que encontrei se chama LANDRop.

LANDrop, a melhor alternativa ao AirDrop da Apple

LANDrop, a melhor alternativa ao AirDrop da Apple
LANDrop, a melhor alternativa ao AirDrop da Apple

Sim. O LANDrop é a melhor alternativa ao AirDrop da Apple. Se analisarmos o nome, fica fácil entender para que serve. LAN refere-se à nossa rede, e Drop não é mais o sufixo com o qual todos os aplicativos desse tipo acabam desde que a Apple lançou seu AirDrop.

Muito do que a apple lança é bom, mas só é compatível com seus aparelhos. Mas o AirDrop é inútil para mim (e para uma grande maioria) se eu quiser enviar um arquivo pela minha rede do meu laptop com Linux.

Existem alternativas, mas todas mancam com uma perna ou com a outra. Ou quase todos.

Já faz um tempo desde que o Linux Mint nos apresentou o Warpinator. É um aplicativo que serve exatamente para o mesmo propósito, mas no momento não há uma versão oficial para Android ou Windows.

Existe uma versão para iOS/iPadOS, mas está em beta (disponível apenas via TestFlight) e também não é oficial.

Além disso, o Warpinator puxa um monte de dependências do Python ou nos força a instalar uma versão flatpak que, se não tivermos outros pacotes instalados, também instala outra coisa para nós.

Por outro lado, podemos usar Snapdrop ou Sharedrop, algumas opções que funcionam no navegador, mas em ambos os casos a velocidade e a estabilidade deixam muito a desejar.

Todos esses pequenos “mas” são dissipados se optarmos pelo LANDrop. Não é um aplicativo que acabou de ser lançado, na verdade já circula no GitHub há mais de dois anos, mas é algo que acabei de experimentar e me surpreendeu de vez.

Para começar, porque em sua página de download podemos baixar um AppImage, um único arquivo que funciona imediatamente e sem instalar nada.

Continuando, porque existem aplicações para Windows, macOS, Linux, Android e iOS/iPadOS, que, com a permissão de alguns sistemas menos utilizados, o tornam verdadeiramente multiplataforma.

O LANDrop funciona de maneira semelhante ao Warpinator ou outras ferramentas que tentam enviar arquivos pela nossa rede. Uma vez aberto, e se aceitamos as mensagens que podem aparecer em alguns dispositivos, veremos quem está conectado à nossa rede.

Ao clicar em “send” (ou “enviar”, porque está em inglês), podemos escolher para qual dispositivo, de onde teremos que aceitar o envio. Assim que aceitarmos, veremos uma barra de progresso que está indo muito bem, rápido e sem problemas.

A versão para Linux (não testei em outro sistema operacional de desktop) abre na bandeja do sistema, e é a partir dessa bandeja que iremos gerenciar os envios.

LANDrop, a melhor alternativa ao AirDrop da Apple
LANDrop, a melhor alternativa ao AirDrop da Apple

As configurações que podemos ajustar são poucas: se divulgarmos nosso nome para que nos descubram ou não, escolha o nome do nosso dispositivo, o caminho de download e uma porta. Mas deixando tudo por default, a verdade é que funciona na perfeição.

Como instalar o LANDrop no Linux

Como mencionamos, LANDrop está disponível como um AppImage, portanto pode ser usado sem instalar nada. Para usar dessa forma, basta seguir os passo deste tutorial:
Como instalar o app de transferência de arquivos LANDrop no Linux

Por outro lado, se preferir ter a aplicação instalada no sistema operacional, pode fazê-lo seguindo esses passos:

Passo 1. Elimine as dependências do programa. Em sistemas operacionais baseados em Debian, como Ubuntu ou Linux mint, o lobsodium pode ser instalado com o comando Em outros sistemas Linux, procure por lobsodium no gerenciador de pacote:
sudo apt install libsodium-dev

Passo 2. Então você tem que clonar o repositório e instalar o software digitando os seguintes comandos:
git clone https://github.com/LANDrop/LANDrop
Run the following commands
mkdir -p LANDrop/build
cd LANDrop/build
qmake ../LANDrop
make -j$(nproc)
sudo make install

Depois, ele pode ser executado digitando “landdrop” ou na gaveta de aplicativos da distribuição.
E uma vez instalado, não importa para onde você deseja enviar ou receber os arquivos. O LANDrop os enviará se você estiver na mesma rede.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.