Laptop Linux Librem 14 estará à venda em dezembro

Laptop Linux Librem 14 estará à venda em dezembro
Laptop Linux Librem 14 estará à venda em dezembro

Anunciado em julho, a Purism informou que o Laptop Linux Librem 14 estará à venda em dezembro. Entenda o que houve e confira as especificações.

A Purism é uma fabricante de hardware famosa por adotar o sistema do pinguim em seus dispositivos.

Se você está no mercado procurando um novo laptop Linux, é melhor atrasar sua compra por mais alguns meses, já que o Librem 14 agora está previsto para ser lançado em dezembro.

Laptop Linux Librem 14 estará à venda em dezembro

Laptop Linux Librem 14 estará à venda em dezembro

Embora inicialmente esperássemos que o laptop Linux fosse colocado à venda mais cedo, a Purism disse anteriormente que o dispositivo estava projetado para ser colocado à venda no início do quarto trimestre, as dificuldades que a Intel encontrou com o estoque de seus novos chips atrasaram a data para dezembro.

Mas de acordo com o Purism, o laptop continuará a ser listado para pré-venda com um desconto de US $ 100, então basicamente, agora você tem mais tempo para comprar o Librem 14 mais barato. Assim que o dispositivo começar a ser vendido, o laptop estará disponível a partir de US$ 1.499.

A empresa diz que:

“O Librem 14 vai ser uma potência com seis núcleos, doze threads e 4.70 Ghz i7-10710U CPU Intel de décima geração. Quando anunciamos a pré-encomenda do Librem 14 pela primeira vez, estimamos que a remessa começaria no início do quarto trimestre de 2020, mas infelizmente a Intel tem problemas de fornecimento em toda a indústria com as CPUs de geração i7-10, o que mudou a data de remessa do Librem 14 para dezembro de 2020.”

Caso você esteja se perguntando qual é o problema com o Librem 14, uma rápida olhada em suas especificações deve ser a prova viva de que o dispositivo foi construído desde o início para ser um burro de carga.

Em primeiro lugar, a energia virá do chip Core i7 10710U de 10 gerações da Intel com 6 núcleos e 12 threads. O chip será emparelhado com um máximo de 64 GB de RAM, enquanto para armazenamento, você pode dois slots M.2 com capacidade NVMe separados.

Para gráficos, a única opção é a GPU Intel UHD integrada.

No puro estilo Purism, você também obtém muitas outras opções não relacionadas ao hardware, incluindo uma escolha de várias versões de firmware – o padrão vem com coreboot e SeaBIOS. Quanto ao sistema operacional, o Librem 14 é alimentado por Pure OS.

A Purism é uma empresa totalmente focada na privacidade do usuário, então o Librem 14 vem com vários interruptores de desligamento para a câmera, o microfone, sem fio e Bluetooth.

O Librem 14 também se beneficia dos serviços anti-interdição do Purism, que incluem segurança avançada, como embalagem à prova de violação, fita e parafusos, evidência fotográfica da configuração e comunicação com o acontecimento personalizado por e-mail criptografado por GPG.

Dessa forma, você pode ter certeza de que até que o laptop chegue à sua porta, nenhuma violação de software ocorrerá e o que você obterá é um computador totalmente limpo e seguro.

O laptop foi anunciado originalmente em julho deste ano como o sucessor da série de laptops Librem 13.

Naquele momento, Todd Weaver, CEO e fundador da Purism, disse:

“Estou muito animado para ver a jornada do laptop Librem chegar à qualidade de construção e às especificações do Librem 14. Esta quinta versão de nossa linha é o culminar do nosso dispositivo dos sonhos transformado em um poderoso laptop profissional. Investimos pesadamente para que todos os clientes tenham orgulho de carregar nossos laptops, e o Librem 14 será o melhor de todos.”

Neste ponto, faltam apenas alguns meses para podermos finalmente colocar as mãos no Librem 14, então, se você ainda não encomendou o dispositivo, você pode fazê-lo nessa página.

Os clientes que não moram nos Estados Unidos devem saber que são responsáveis ​​pelo envio internacional.

A Purism oferece frete internacional grátis, mas aqueles que vivem na Europa teriam que pagar taxas de importação adicionais e qualquer liberação alfandegária poderia atrasar o transporte, algo que você precisa estar totalmente ciente antes de enviar seu pedido.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile