Libreboot 20230625 lançado com suporte a mais sistemas antigos

E foi lançado o Libreboot 20230625 com suporte a mais sistemas antigos, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O projeto Libreboot fornece firmware de inicialização gratuito que inicializa o hardware (por exemplo, controlador de memória, CPU, periféricos) em alvos específicos Intel/AMD x86 e ARM, que então inicia um gerenciador de inicialização para seu sistema operacional.

Nele, sistemas GNU+Linux e BSD são bem suportados, e ele substitui o firmware proprietário do BIOS/UEFI.

Segundo o projeto, da mesma forma que Debian é uma distribuição Linux, libreboot uma distribuição coreboot. Se você deseja criar uma imagem ROM do zero, caso contrário, precisará executar a configuração de nível avançado do coreboot, GRUB e qualquer outro software necessário para preparar a imagem ROM.

Com o libreboot, você pode literalmente fazer o download do Git ou de um arquivo de origem e executar o make, e ele criará imagens ROM inteiras.

Um sistema de compilação automatizado, chamado lbmk(Libreboot MaKe), cria essas imagens ROM automaticamente, sem qualquer entrada ou intervenção do usuário necessária, pois configuração já foi realizada com antecedência.

Agora, o Libreboot 20230625 foi lançado como o downstream do Coreboot focado em fornecer apenas substituições de firmware de código aberto puro para plataformas BIOS/UEFI proprietárias em comparação com todos os blobs permitidos no Coreboot upstream.

Novidades do Libreboot 20230625

Libreboot 20230625 lançado com suporte a mais sistemas antigos
Libreboot 20230625 lançado com suporte a mais sistemas antigos

Vários novos sistemas foram adicionados recentemente, introduzindo suporte para remessa de ROMs sem o microcódigo da CPU incluído e outras alterações. Este último trabalho culminou no lançamento do Libreboot 20230625.

As novas placas-mãe suportadas pelo Libreboot 20230625 incluem a encontrada no laptop HP EliteBook 2570p, um antigo dispositivo da era Intel Sandy Bridge.

O desktop HP 8300 USDT também é compatível com o PC “ultrafino” de fator de forma pequeno que suporta processadores da era Sandy Bridge e Ivy Bridge.

Se quiser ir ainda mais retro do que Sandy Bridge, o suporte da placa-mãe Gigabyte GA-G41M-ES2L foi reintroduzido para aquela antiga plataforma G41 + ICH7 que suporta vários processadores Intel Core 2 LGA-775.

Esta versão do Libreboot também vem com as opções de ROMs sem microcódigo, o sistema de construção teve muito trabalho e várias outras mudanças no local.

O Libreboot continua a oferecer suporte principalmente a plataformas de hardware mais antigas devido ao seu foco na liberdade de software e na tentativa de evitar blobs Intel FSP e AMD AGESA, etc.

Para saber mais sobre essa versão do Libreboot, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Libreboot

Para instalar a versão mais recente do Libreboot nas principais distribuições Linux, acesse essa página de documentação do projeto:

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.