LILYGO T-Deck, um quase BlackBerry com Wi-Fi, Bluetooth, e mais

Conheça o LILYGO T-Deck, um quase BlackBerry com Wi-Fi, Bluetooth, e mais. Confira os detalhes desse interessante comunicador.

O LILYGO T-Deck é um dispositivo de bolso com tela LCD IPS de 2,8 polegadas e 320 x 240 pixels, um teclado de polegar semelhante ao BlackBerry e um processador ESP32 dual-core.

LILYGO T-Deck, um quase BlackBerry com Wi-Fi, Bluetooth, e mais

LILYGO T-Deck, um quase BlackBerry com Wi-Fi, Bluetooth, e mais
LILYGO T-Deck, um quase BlackBerry com Wi-Fi, Bluetooth, e mais

Embora não seja exatamente um smartphone, pode ser uma plataforma interessante para construir um dispositivo portátil de mensagens ou um terminal burro, entre outras coisas.

Uma coisa a ter em mente é que o T-Deck não suporta redes celulares 4G ou 5G.

Mas há suporte opcional para um módulo LoRa e todos os modelos suportam WiFi 4 e Bluetooth 5.0 LE. O T-Deck está disponível no site da LILYGO por US$ 43 ou mais ou na loja LILYGO no AliExpress por US$ 53 ou mais.

Os preços iniciais são para um modelo apenas com WiFi e Bluetooth, mas os clientes também podem pagar mais por um modelo com um rádio LoRa SX1262 para comunicações sem fio de longo alcance. A LILYGO oferece modelos que utilizam as bandas de 433 MHz, 868 MHz ou 915 MHz.

O T-Deck é mais um kit de desenvolvimento do que um produto acabado e fácil de usar. Ele não vem com um estojo, então a placa de circuito fica exposta aos elementos. Não há bateria incluída, mas há um conector que pode ser usado para adicionar uma bateria LiPo.

LILYGO T-Deck, um quase BlackBerry com Wi-Fi, Bluetooth, e mais
LILYGO T-Deck, um quase BlackBerry com Wi-Fi, Bluetooth, e mais

E os usuários terão que codificar seu próprio software para rodar no dispositivo (pelo menos até/a menos que isso se torne uma plataforma popular e você possa começar a encontrar software de terceiros disponível para download).

Todos os modelos apresentam um microcontrolador Tensilica LX7 dual-core ESP32-S3FN16R8 de 240 MHz, 8 MB de PSRAM e 16 MB de armazenamento flash SPI, além de um leitor de cartão microSD para armazenamento removível.

Em outras palavras, essa coisa não tem potência para executar um sistema operacional de smartphone moderno como Android ou Mobian.

Mas ele pode ser programado usando Arduino e Micropython, então posso imaginar as pessoas usando-o como um dispositivo de mensagens autônomo ou software de codificação que permite emparelhá-lo com um smartphone para uso em trânsito.

Outros recursos incluem um trackball, porta USB Type-C (para alimentação e dados), um alto-falante, dois microfones e um botão liga/desliga. O T-Deck mede 100 x 68 x 11 mm (3,9″ x 2,7″ x 0,4″).

Por fim, a LILYGO postou firmware, esquemas e alguma outra documentação em um repositório GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.