Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Linguagem Swift já suporta Ubuntu 20.04, CentOS 8 e Amazon Linux 2

O projeto Swift informou que a Linguagem Swift já suporta Ubuntu 20.04, CentOS 8 e Amazon Linux 2. Confira os detalhes dessa ótima novidade.

Criada pela Apple, Swift é uma linguagem de programação poderosa e intuitiva para macOS, iOS, watchOS, tvOS e Linux. Swift foi desenvolvida para manter compatibilidade com a API Cocoa e com código existente em Objective-C.

Linguagem Swift já suporta Ubuntu 20.04, CentOS 8 e Amazon Linux 2

Agora, o projeto Swift chegou oficialmente a mais três distribuições Linux, além das duas plataformas que já eram suportadas anteriormente.

Linguagem Swift já suporta Ubuntu 20.04, CentOS 8 e Amazon Linux 2

Mais especificamente, agora o projeto oferece o download de toolchain e imagens Docker para Ubuntu 20.04, CentOS 8 e Amazon Linux 2.

Anteriormente, apenas o Ubuntu 16.04 e 18.04 eram as únicas distribuições Linux suportadas pelo Swift.

A equipe que trabalha no projeto Swift explica que mais distribuições de Linux serão adicionadas nos próximos meses, embora, por enquanto, não haja detalhes específicos sobre isso e outras notícias nessa frente devem ser compartilhadas à medida que o trabalho do projeto avança.

Em um post no blog, a equipe de desenvolvimento explicou que:

“Os Dockerfiles de compilação do Linux são gerenciados no repositório do Swift’s Docker com o objetivo de evoluí-los ao ar livre com a comunidade. Nosso plano é continuar e aumentar o número de distribuições Linux suportadas, com CentOS 7, Debian e Fedora os candidatos mais prováveis ​​a serem adicionados a seguir.”

O anúncio oficial sobre o Swift chegar a mais distribuições Linux foi originalmente compartilhado no final de março, quando a equipe também confirmou que a linguagem de programação também chegaria ao Windows.

Sobre isso, o anúncio diz o seguinte:

“Swift 5.3 é uma versão destinada a incluir melhorias significativas de qualidade e desempenho. Além disso, esta versão expandirá o número de plataformas nas quais o Swift está disponível e suportado, adicionando suporte para o Windows e distribuições adicionais do Linux.”

A versão mais recente do Swift no momento da redação deste documento é a 5.2.3 e é datada de 29 de abril.

No entanto, os instantâneos do Swift 5.3 também foram publicados no início deste mês para o Xcode, Ubuntu 18.04 e Ubuntu 16.04.

Os snapshots, no entanto, não são lançamentos oficiais, pois são mais parecidos com betas que os desenvolvedores podem experimentar antes que uma nova versão principal seja anunciada.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo