Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding

Apresentada na CES 2024, a linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding no Kickstarter em breve.

UGREEN é uma empresa mais conhecida por fabricar carregadores, hubs, docks e bancos de energia USB. Mas agora o UGREEN está se ramificando em hardware de armazenamento conectado à rede (NAS).

A empresa está exibindo os primeiros modelos da linha UGREEN NASync na CES 2024 e planeja lançá-los em breve com uma campanha de crowdfunding Kickstarter.

Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding

Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding
Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding

Sim. A Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding. A UGREEN ainda não anunciou informações sobre preços ou disponibilidade, mas a empresa está permitindo que os clientes “garantissem o melhor preço disponível” durante a campanha Kickstarter, pagando um depósito de US$ 5 pelo modelo de sua escolha.

E há vários modelos para escolher, com seis modos diferentes esperados no lançamento.

O NASync DXP2800 básico tem um processador Intel N100 Alder Lake-N, 32 GB de armazenamento onboard eMMC, dois compartimentos de unidade SATA para discos rígidos ou SSDs de 3,5 polegadas, dois slots M.2 para SSDs PCIe NVMe (para cache ou armazenamento), e 8 GB de memória DDR5 (que pode ser atualizada para 16 GB).

Possui uma porta Ethernet de 2,5 GbE, uma porta USB 3.2 Gen 2 Tipo C, uma porta USB 3.2 Gen 2 Tipo A, uma porta USB 3.2 Gen 1 Tipo A e duas portas USB 2.0 Tipo A mais uma porta HDMI com suporte para monitores 4K.

O NASync DXP4800 é quase idêntico, exceto que possui quatro compartimentos de unidade SATA, duas portas Ethernet de 2,5 GbE e um leitor de cartão SD.

Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding
Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding

O NASync DXP4800 Pro da UGREEN é um NAS atualizado de 4 baias que possui um processador Intel Pentium Gold 8505, um SSD de 128 GB (em vez de armazenamento eMMC de 32 GB), suporte para até 32 GB de RAM e em vez de duas portas Ethernet de 2,5 GbE, tem um conector de 10 GbE e um de 2,5 GbE.

O NASync DXP6800 e DXP880 Plus suportam 6 e 8 discos rígidos respectivamente. Ambos os modelos são equipados com processadores Intel Core i5-1235U, possuem SSDs de 128 GB e suporte para até 32 GB de RAM, além de portas de rede duplas de 10 GbE.

Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding
Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding

Esses modelos têm duas portas Thunderbolt 4, duas portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A, duas portas USB 2.0 e portas HDMI capazes de controlar monitores com resoluções de até 8K. Existem também slots de expansão PCIe x4 em ambos os modelos.

O modelo final é o UGREEN NASync DXP480T Plus, que é um sistema de armazenamento totalmente flash compacto com quatro slots M.2 para armazenamento de estado sólido e sem nenhum compartimento de disco rígido.

Adotar apenas SSD permitiu que a UGREEN mantivesse este modelo pequeno, com apenas 7″ x 5,6″ x 2″.

UGREEN NASync DXP480T Plus
Linha UGREEN NASync será comercializada via crowdfunding

Apesar do tamanho compacto, este modelo é um dos membros mais poderosos da família NAsync, com processador Intel Core i5-1235U, SSD de 128 GB, suporte para até 32 GB de RAM, porta de rede de 10 GbE, duas portas Thunderbolt 4, um conector HDMI pronto para 8K e uma porta USB 3.2 Gen 2 Tipo A.

O DXP480T Plus também é o único modelo da linha com WiFi integrado. Porém, ele não possui um leitor de cartão SD.

Embora o hardware pareça promissor, eu provavelmente esperaria por algumas análises do mundo real antes de puxar o gatilho em um NAS de primeira geração de uma empresa que é nova neste espaço.

É preciso mais do que um bom hardware para fazer um bom NAS. O software também é fundamental, e todos esses dispositivos vêm com o Ugreen OS Pro, que a empresa descreve como um sistema operacional “caseiro”.

Há muito pouca informação sobre esse sistema operacional no momento, então não está claro como ele se compara aos softwares mais recentes de líderes do setor como Synology, QNAP e Asustor em termos de facilidade de uso, confiabilidade, segurança e atualizações regulares.

Mas se os preços desses sistemas forem competitivos, tenho certeza de que alguns usuários experientes em tecnologia podem estar interessados em adquiri-los e substituir o software padrão por algo como TrueNAS, OpenMediaVault ou Unraid.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.