Linux Foundation revelou o projeto OpenWallet

Para promover uma pluralidade de carteiras digitais interoperáveis, a Linux Foundation revelou o projeto OpenWallet.

A Linux Foundation revelou recentemente planos para formar a OpenWallet Foundation (OWF), que é um consórcio de empresas e organizações sem fins lucrativos que colaboram para criar uma pilha de software de código aberto para promover uma pluralidade de carteiras digitais interoperáveis.

Linux Foundation revelou o projeto OpenWallet

Linux Foundation revelou o projeto OpenWallet
Linux Foundation revelou o projeto OpenWallet

Essa iniciativa já recebeu apoio da Accenture, Avast e Open Identity Exchange, bem como de organizações de padrões e representantes do setor público.

A ideia é que as carteiras criadas sob o guarda-chuva OWF suportem uma ampla variedade de casos de uso, como verificação de identidade, pagamentos e gerenciamento de chaves digitais.

A OpenWallet visa definir as melhores práticas em tecnologia de carteira digital por meio da colaboração em um código-fonte aberto que servirá como ponto de partida para todos que se esforçam para criar carteiras interoperáveis, seguras e que protejam a privacidade.

Em um comunicado de imprensa divulgado agora, a Linux Foundation disse que o OWF não pretende lançar uma carteira por conta própria, oferecer benchmarks ou criar novos padrões.

A comunidade se concentrará na criação de um mecanismo de software de código aberto que outras organizações e empresas possam aproveitar para desenvolver suas próprias carteiras digitais.

As carteiras darão suporte a uma ampla variedade de casos de uso, de identidade a pagamentos e chaves digitais, e terão como objetivo alcançar a paridade de recursos com as melhores carteiras disponíveis.

“Com a OpenWallet Foundation, incentivamos a criação de uma pluralidade de carteiras baseadas em um núcleo comum. Eu não poderia estar mais feliz com o apoio que esta iniciativa já recebeu e as boas-vindas que ela encontrou na Linux Foundation”, disse ele. Por sua parte, Jim Zemllin, CEO da Linux Foundation, disse: “Estamos convencidos de que as carteiras digitais desempenharão um papel vital para os negócios digitais. O software de código aberto é a chave para a interoperabilidade e a segurança. Estamos muito satisfeitos em receber a OpenWallet Foundation e entusiasmados com seu potencial.”

Como lembrete, as carteiras digitais geralmente são serviços online baseados em software que permitem que as pessoas realizem transações eletrônicas com outras pessoas e empresas. Algumas das carteiras mais populares incluem PayPal, Apple Wallet, Google Wallet, Venmo e Cash App.

Mas essas carteiras foram gradualmente além dos pagamentos e estão se tornando possíveis substitutos para qualquer coisa que você possa manter em uma carteira física. A Apple, por exemplo, agora permite que os motoristas armazenem sua carteira de motorista digitalmente em seu iPhone.

Outro exemplo é o aplicativo Diia, um portal online e aplicativo móvel que permite aos ucranianos usar documentos digitais em seus smartphones em vez de documentos físicos para fins de identificação e compartilhamento.

O advento das criptomoedas também abre novos casos de uso para carteiras digitais, embora as diferentes blockchains sejam geralmente incompatíveis. Quanto ao metaverso, quando se tornar realidade, deve contar fortemente com interoperabilidade e padrões abertos, para que os participantes possam efetuar pagamentos e se identificar em mundos virtuais. E é nesse contexto que o OWF busca se impor. “A infraestrutura de carteira universal permitirá que identidades, dinheiro e tokens sejam transportados de um lugar para outro no mundo digital.”, disse David Treat.

“Uma grande mudança no modelo de negócios está chegando, e o negócio digital vencedor será aquele que ganhar a confiança para acessar diretamente os dados reais em nossas carteiras para criar experiências digitais muito melhores”, acrescentou.

O comunicado de imprensa da Fundação observa que já existe uma ampla gama de associações de vários players do setor, incluindo Okta, Ping Identity, Accenture, CVS Health e OpenID Foundation.

O objetivo é, eventualmente, alcançar “paridade de recursos com as melhores carteiras disponíveis”.

Além disso, os casos de uso em potencial também incluem carteiras de criptomoedas que hoje representam uma parte de uma economia digital maior.

Dan Whiting, diretor de relações com a mídia e comunicações da Linux Foundation, disse que:

“O OWF pretende permitir muitos casos de uso em que os usuários possam armazenar e acessar facilmente credenciais digitais e ativos digitais. Um caso de uso potencial pode incluir criptomoeda, mas esse não será o único caso de uso que o mecanismo de código aberto OWF pode abordar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.