Linux Mint está construindo um novo app de chat para desktop

Com o fim do Hexchat, o Linux Mint está construindo um novo app de chat para desktop. Confira os detalhes desse novo aplicativo.

A distribuição baseada no Ubuntu atualmente inclui o Hexchat em seu conjunto de software padrão.

O IRC não está tão na moda quanto o Discord ou o Telegram, mas é um padrão aberto e gratuito que nenhuma entidade controla, tem largura de banda relativamente baixa, é interoperável e eficiente.

Mas infelizmente, o Hexchat não existe mais.

Agora, um novo cliente de IRC (mas não o chame de cliente de IRC) está sendo desenvolvido pelo Linux Mint.

Linux Mint está construindo um novo app de chat para desktop

Linux Mint está construindo um novo app de chat para desktop
Linux Mint está construindo um novo app de chat para desktop

Já se perguntou por que o Linux Mint vem com um cliente IRC pré-instalado? O objetivo principal é oferecer aos usuários da distro uma maneira de conversar, fazer perguntas e obter suporte de outros usuários da distro em tempo (relativamente) real.

Esse tipo de bate-papo não precisa acontecer no IRC, é claro. O Linux Mint tem muitos meios de suporte, incluindo um fórum bastante movimentado.

Mas dado que seus canais oficiais de IRC permanecem ativos, usuários e desenvolvedores os utilizam diariamente para conversar, planejar e fornecer suporte. A perda do Hexchat deveria significar abrir caminho para os recém-chegados.

O que fez os desenvolvedores do Mint pensarem.

Do jeito que está, o IRC não é fácil de usar. É uma espécie de magia arcana envolvendo comandos estranhos. Sua integração é obtusa.

E o protocolo não oferece suporte nativo a coisas como compartilhamento de mídia (capturas de tela são úteis na solução de problemas), links clicáveis ou outras “sutilezas” modernas.

E ainda assim, o IRC é um protocolo rápido, estabelecido, aberto e versátil.

Não é tão chamativo quanto o Discord, mas não é sobrecarregado por excessos sociais supérfluos ou advertências corporativas. É gratuito e imediato (não é necessária inscrição para usá-lo), o que o torna ideal para uso “quando você precisar”.

Assim, começou o trabalho em um novo aplicativo dedicado de “sala de bate-papo” para substituir o Hexchat, chamado Jargonaut.

O objetivo do Linux Mint não é construir um cliente de IRC completo – ou mesmo um cliente de IRC. Acontece que Jargonaut usa IRC como protocolo subjacente.

A ideia é que os usuários não precisem saber o que é IRC nem aprender sua sintaxe, pois o aplicativo não responderá aos comandos padrão do IRC nem permitirá que os usuários ingressem em outros canais1.

Quando o aplicativo é aberto, apenas os canais de suporte oficiais do Linux Mint estão presentes.

Portanto, a ideia é criar um aplicativo de bate-papo de suporte em tempo real baseado em IRC, mas com recursos adicionais:

“[Jargonaut] oferecerá suporte a pastebin/imgur via DND, carregando as especificações do sistema, solução de problemas e muitos recursos que não têm nada a ver com IRC”, disse o líder do Linux Mint, Clement Lefebvre, na última atualização mensal da distribuição.

“O Hexchat foi um ótimo cliente de IRC que nos ajudou a criar uma sala de chat de suporte relativamente boa. Esperamos que Jargonaut nos ajude a tornar esta sala de bate-papo ainda melhor e mais fácil de usar.”

Isso soa interessante!

Como a maioria dos XApps desenvolvidos internamente pelo Linux Mint, o novo aplicativo está hospedado no Github, que é onde você deve ir para verificar o status atual do Jargonaut, verificar o código e compilá-lo ou contribuir para seu desenvolvimento com suas próprias mãos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.