Linux Mint lançou um app para compartilhar arquivos entre Linux

Clement Lefebvre informou que o Linux Mint lançou um app para compartilhar arquivos entre Linux. Conheça melhor essa ferramenta e suas possibilidades.

Como faz todos os meses, Clement Lefebvre publicou uma postagem em seu blog, na qual ele nos conta como está indo o progresso do Linux Mint e tudo à sua volta.

Linux Mint lançou um app para compartilhar arquivos entre Linux

Depois de mencionar que eles estão trabalhando para corrigir o máximo de erros possível, ele nos falou sobre uma alteração na paleta de cores do tema Mint-Y que deixa o roxo para trás para mostrar o rosa que você pode ver acima dessas linhas.

Anteriormente, o tema Mint-Y mostrava uma cor mais roxa, que lembra a nova berinjela Focal Fossa, mas um pouco mais clara.

O novo e o que provavelmente teremos como opção no futuro Linux Mint é, de acordo com as palavras de Lefebvre, “mais vibrante em termos de brilho e saturação, mas também é mais rosa em termos de tom (perdeu o tom roxo que tinha a cor anterior )”. O novo método será aplicado ao restante das cores e se adaptará aos ícones das pastas.

Mas o informe não acaba aí. O restante do artigo concentrou-se em nos contar sobre o Warpinator, um aplicativo que servirá para enviar arquivos para outros computadores Linux conectados à mesma rede WiFi.

Linux Mint lançou um app para compartilhar arquivos entre Linux

Sim. O Linux Mint deseja facilitar a transferência de arquivos entre computadores Linux que compartilham a mesma rede.

No momento, para obter um arquivo de um PC para outro PC, os usuários podem pegar um pendrive; alavancar um serviço de sincronização em nuvem como o Dropbox; ou tente enviar arquivos Bluetooth (que eu juro que nunca funcionam para ninguém).

Mas enviar arquivos pela rede local é (geralmente) uma maneira muito mais rápida de transferir arquivos entre máquinas – e é justamente nesse caso de uso que a nova ferramenta do Linux Mint foi criada.

Provavelmente, muitos ou apenas alguns de vocês estão pensando no AirDrop, um sistema semelhante que a Apple começou a usar em 2011, mas, como sempre, não foi o primeiro a ser implementado.

De fato, o Warpinator é baseado no Giver, uma ferramenta que o Linux Mint incluiu em seu sistema operacional há cerca de 10 anos.

O novo aplicativo do Linux Mint é basicamente muito parecido com o aplicativo de transferência de arquivos GTK Teleport.

A ideia por trás do Warpinator é muito boa, mas infelizmente, há um problema, o mesmo que o AirDrop: se ele funciona apenas em computadores com o mesmo sistema operacional ou ecossistema, não podemos usá-lo com outras pessoas, como Windows, macOS, Android ou iOS.

Portanto, vale a pena mencionar a ferramenta sharedrop.io, que podemos usar em qualquer navegador, independentemente do sistema operacional que estamos usando.

Embora não seja mencionado neste post, o Linux Mint 20 começará a se desenvolver quando resolverem alguns problemas e será lançado no primeiro semestre de 2020.

O que está sendo falado no blog

Categorias Linux, Notícias, Open Source, Software livre, Ubuntu Tags , , , ,

Deixe um comentário

Sair da versão mobile