LPCAMM da Samsung combina o melhor do LPDDR e DDR

Para atender a expectativas e necessidades da maioria, a tecnologia LPCAMM da Samsung combina o melhor do LPDDR e SODIMM DDR.

A maioria dos laptops modernos usa um dos dois tipos de RAM: memória LPDDR soldada à placa-mãe ou SODIMMs baseados em DDR que são removíveis. A nova tecnologia LPCAMM (Low Power Compression Attached Memory Module) da Samsung combina o melhor dos dois mundos.

LPCAMM da Samsung combina o melhor do LPDDR e DDR

LPCAMM da Samsung combina o melhor do LPDDR e DDR
LPCAMM da Samsung combina o melhor do LPDDR e DDR

Assim como o LPDDR, é uma solução de memória de baixo consumo e alta velocidade. Mas, assim como o DDR, é removível, permitindo que fabricantes de PCs e usuários finais substituam ou atualizem a memória sem substituir a placa-mãe inteira.

Segundo a Samsung, o resultado é um sistema que:

  • Ocupa 60% menos espaço na placa-mãe do que a memória baseada em SODIMM
  • Melhora o desempenho em até 50%
  • Oferece até 70% melhor eficiência energética

A Samsung afirma que planeja lançar seus primeiros módulos LPCAMM em 2024, com suporte para velocidades de até 7.500 MT/s e capacidades de até 128 GB, soldando até quatro pacotes de memória de 32 GB em um único módulo.

LPCAMM da Samsung combina o melhor do LPDDR e DDR
LPCAMM da Samsung combina o melhor do LPDDR e DDR

Embora um alvo óbvio sejam os laptops, a Samsung também observa que o LPCAMM pode ser útil em servidores, que podem se beneficiar de soluções de memória compactas e de baixo consumo de energia que são mais facilmente substituídas do que a memória LPDDR soldada à placa-mãe.

Dito isso, o LPDDR soldado ainda ocupa menos espaço geral, o que ainda pode torná-lo atraente para fabricantes de PCs que desejam produzir laptops finos e leves.

E sendo LPCAMM uma tecnologia totalmente nova, eu não esperaria que fosse tão fácil comprar módulos de substituição ou atualização quanto encontrar um stick de memória DDR.

E embora o LPCAMM use a mesma tecnologia CAMM (Compression Attached Memory Module) que a Dell introduziu em 2022, e que pode se tornar um padrão no futuro, como aponta a AnandTech, o LPCAMM não é intercambiável com outros CAMM.

Portanto, mesmo que comecemos a ver o aumento da produção de CAMM e LPCAMM nos próximos anos, talvez seja necessário prestar muita atenção ao que está dentro do seu computador para encontrar o tipo certo de memória para atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.