Manjaro ARM 21.02 lançado com Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21 por padrão

Manjaro ARM 21.02 lançado com Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21 por padrão
Manjaro ARM 21.02 lançado com Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21 por padrão

E a equipe do Manjaro lançou um novo Manjaro ARM 21.02 voltado para computadores de placa única. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.

Já o Manjaro ARM é uma pequena distribuição baseada em Arch e Manjaro Linux por uma equipe de desenvolvedores do Manjaro Linux. A edição ARM é um sistema operacional dedicado para dispositivos que usam processadores baseados na arquitetura ARM.

Agora, a equipe Manjaro ARM lançou o Manjaro ARM 21.02 como uma grande atualização para esta porta ARM oficial da distribuição Manjaro Linux para dispositivos embarcados e ARM.

Novidades do Manjaro ARM 21.02

Manjaro ARM 21.02 lançado com Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21 por padrão

O Manjaro ARM 21.02 vem dois meses após o Manjaro ARM 20.12 e vem com os ambientes de desktop mais recentes Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21 por padrão.

A versão anterior foi enviada com o Xfce 4.14 e o KDE Plasma 5.20, mas após uma atualização inicial do sistema você obteria o Xfce 4.16 e o ​​KDE Plasma 5.21. Se você leu meu artigo prático de Manjaro ARM no Raspberry Pi, sabe que a primeira coisa que fiz foi atualizar o sistema.

Eu analisei a edição do Xfce, e o Xfce 4.16 é uma atualização massiva que oferece um grande aumento de desempenho em comparação com o Xfce 4.14.

Além das edições Xfce e KDE Plasma, Manjaro ARM 21.02 também vem com uma edição MATE apresentando o ambiente de desktop MATE 1.24 mais recente, bem como imagem Minimal e duas outras edições com os gerenciadores de janela i3 e Sway se o seu hardware ARM não t tenho RAM suficiente para Plasma ou Xfce.

Outra mudança interessante na versão Manjaro ARM 21.02 é o fato de que o sistema agora usa o Plymouth como tela inicial padrão para fornecer a você uma experiência de inicialização mais sofisticada.

Pelo que eu sei, você seria capaz de dispensar o respingo do Plymouth a qualquer momento para ver o texto de inicialização pressionando a tecla Esc.

Manjaro ARM está atualmente disponível como imagens instaláveis ​​para Raspberry Pi 3, 3+, 4 e 400, Pinebook e Pinebook Pro, Rock Pi 4B, Rock Pi 4C, RockPro64, Khadas Vim 1, 2 e 3, Khadas Edge-V Pro, bem como dispositivos Odroid N2 e N2 +.

No entanto, você também pode instalá-lo nos dispositivos LibreComputer ROC-RK3328-CC, NanoPC T4, Odroid C2, Odroid C4, Pine64 +, Pine64-LTS, Pine-H64 e Rock64 por meio do instalador Manjaro ARM.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Manjaro ARM 21.02

Acesse o endereço abaixo para fazer o download de qualquer imagem para o seu respectivo dispositivo ARM nos ambientes de desktop Xfce e KDE Plasma.

A imagem ISO do Manjaro ARM 21.02 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile