Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Mesa 19.3.5 lançada para encerrar a atual série 19.x

O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 19.3.5. Confira os detalhes desse release e veja como instalar.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa 19.3.5 lançada para encerrar a atual série 19.x

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Novas versões estáveis ​​e de desenvolvimento do Mesa3D estão disponíveis para fornecer a mais recente experiência de driver gráfico do Linux de código aberto para OpenGL e Vulkan.

Agora, o Mesa 19.3.4 está oficialmente disponível para encerrar a série Mesa 19.3 como o fluxo de versão do driver Q4’2019 OpenGL/Vulkan.

Novidades do Mesa Mesa 19.3.5

O Mesa 19.3.5 possui várias correções de driver Intel OpenGL/Vulkan, algumas correções AMD ACO e algumas atualizações RadeonSI também e outras correções comuns.

Nenhuma das mudanças parece ser particularmente significativa, o que é bom, considerando que este é um lançamento tardio desta série de drivers apresentada no último trimestre.

No futuro, os usuários são incentivados a migrar para a série Mesa 20.0, que há alguns dias viu seu primeiro lançamento.

Enquanto isso, o Mesa 20.1 será lançado no próximo trimestre com o lançamento do Q2’2020 para o Mesa3D.

A lista completa das correções do Mesa 19.3.5 pode ser encontrada nesta postagem da lista de discussão.

Como instalar ou atualizar o Mesa 19.3.5

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo