Microsoft deixará de vender downloads do Windows 10 em 31 de janeiro

Segundo as notas do sistema na Microsoft Store, a Microsoft deixará de vender downloads do Windows 10 em 31 de janeiro.

A Microsoft continuará a oferecer suporte ao Windows 10 com atualizações de segurança até 14 de outubro de 2025. Mas a empresa deixará de vender licenças do Windows 10 aos consumidores por meio da Microsoft Store no final deste mês.

Microsoft deixará de vender downloads do Windows 10 em 31 de janeiro

Microsoft deixará de vender downloads do Windows 10 em 31 de janeiro
Microsoft deixará de vender downloads do Windows 10 em 31 de janeiro

O Windows 10 foi lançado pela primeira vez em 2015. O sistema operacional foi substituído pelo Windows 11, lançado em 2021. Embora o Windows 10 não seja a versão mais recente do Windows disponível, é a mais usada.

De acordo com StatCounter, a participação de mercado global do Windows 10 de 67,95% lidera todas as versões do Windows. O Windows 11 mais recente conquistou apenas 16,97% de participação de mercado em dezembro de 2022.

Agora, a empresa adicionou notas às páginas do Windows 10 Home e do Windows 10 Pro na Microsoft Store, alertando os clientes de que “31 de janeiro de 2023 será o último dia em que o download do Windows 10 será colocado à venda”.

“31 de janeiro de 2023 será o último dia em que este download do Windows 10 será colocado à venda. O Windows 10 continuará com suporte de atualizações de segurança que ajudam a proteger seu PC contra vírus, spyware e outros malwares até 14 de outubro de 2025.”

Você ainda pode comprar o Windows 10 de vendedores terceirizados depois desse ponto, mas com menos de três anos de suporte oficial restantes, é claro que a Microsoft prefere pressionar os usuários a comprar o Windows 11.

Os clientes corporativos também podem conseguir um pouco mais de vida extra de suas licenças do Windows 10 – enquanto o suporte para versões do consumidor do sistema operacional terminará em 2025, a Microsoft oferecerá suporte convencional para as edições Windows 10 Enterprise e IoT Enterprise até 2027 e suporte estendido por mais alguns anos depois disso (para clientes que pagam por essa opção).

Obviamente, mudar para outro sistema operacional (como uma distribuição GNU/Linux, uma distribuição BSD ou até mesmo o Chrome OS Flex) pode ser uma opção para algumas pessoas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.