Microsoft Edge para Linux agora é estável

Após passar mais de um ano em desenvolvimento, o Microsoft Edge para Linux agora é estável. Confira os detalhes dessa importante mudança.

Edge, o navegador web baseado em Chromium da Microsoft fez sua estreia no Linux em outubro passado, antes de chegar ao beta em maio. Uma versão oficial estável foi fixada para uma data indeterminada no futuro.

Agora essa data chegou e o O Microsoft Edge para Linux atingiu um status estável após passar mais de um ano em desenvolvimento.

Microsoft Edge para Linux agora é estável

Microsoft Edge para Linux agora é estável
Microsoft Edge para Linux agora é estável

Conforme relatado pela Sophos, uma versão estável do Microsoft Edge para Linux agora está disponível nos repositórios oficiais do Microsoft Edge Linux. É a versão 95, assim como a última versão estável do Windows.
Microsoft Edge para Linux agora é estável
Microsoft Edge para Linux agora é estável

Ainda não houve nenhum anúncio oficial da Microsoft para anunciar esta chegada (pelo menos, não no momento em que você leu isto).

No entanto, os usuários do Linux podem instalar a versão estável do Microsoft Edge 95 no Ubuntu, Fedora e outras distribuições Linux com suporte agora, sem necessidade de espera.

Se você já usa compilações de dev da Microsoft, pode instalar a versão estável do repo que já configurou. Basta abrir um novo terminal e executar o seguinte comando:
sudo apt install microsoft-edge-stable

Você pode diferenciar entre as compilações claramente, já que o ícone para versões não estáveis ​​tem um rótulo, enquanto a versão estável não:

Microsoft Edge para Linux agora é estável
Microsoft Edge para Linux agora é estável

Se você não tiver o Microsoft Edge (dev ou beta) instalado, poderá baixar a versão estável oficial do site oficial do Microsoft Edge em breve.

No momento, porém, o site oficial ainda diz que o Linux não é suportado, e o site Edge Insiders fornece apenas instaladores Linux beta e dev.

Nosso guia sobre como instalar o Microsoft Edge no Ubuntu, Linux Mint e outras distros baseadas no Ubuntu percorre as etapas necessárias para adicionar o repositório Microsoft Linux.

Como alternativa, você pode baixar a compilação diretamente usando qualquer navegador web.

O Mozilla Firefox é indiscutivelmente o navegador mais popular entre os fãs do Linux, com o Google Chrome ou o vanilla Chromium em segundo lugar. Então, por que usar o Edge?

Bem, aqueles que o defendem dizem que é rápido, compatível, suporta extensões do Chrome e tem configurações de privacidade sólidas (embora algumas delas sejam habilitadas por padrão, então certifique-se de configurar as coisas de acordo com seu gosto se estiver experimentando).

Honestamente, nada que a Microsoft possa fazer será universalmente amado pelos usuários do Linux. Mas acho que ter a opção de não usar o navegador deles é melhor do que não ter escolha de usá-lo.

Aqui estão alguns dos tutoriais de instalação desse navegador:
Como instalar o navegador Microsoft Edge no Ubuntu, Linux Mint e derivados
Como instalar o Microsoft Edge no Debian 11 e derivados
Como instalar o Edge Chromium Preview no Linux Ubuntu, Fedora, openSUSE e derivados
Como instalar o Edge Chromium Preview no Arch Linux
Por fim, se você é fã do Edge, diga a mim e a outros leitores o que você gosta nele nos comentários!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.