Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows

Anunciado recentemente, a Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows para oferecer privilégios escalonados na linha de comando.

A Microsoft está trazendo outro recurso do Linux para o Windows, embora seja um recurso opcional voltado para usuários avançados.

Sudo para Windows é uma ferramenta de linha de comando que funciona de maneira muito parecida com sua contraparte Linux, permitindo aos usuários executar comandos que requerem permissões elevadas caso a caso.

Em outras palavras, você não precisa clicar com o botão direito e escolher “executar como administrador” ou abrir um prompt de comando com privilégios de administrador.

Você pode abrir um prompt de comando normal ou janelas de terminal e digitar “sudo” no início de qualquer comando que precise de privilégios escalonados.

Sudo para Windows não funciona exatamente como a versão Linux. Em vez de solicitar uma senha, por exemplo, o Sudo para Windows exibirá a caixa de diálogo pop-up Controle de conta de usuário do Windows solicitando sua confirmação antes de executar as tarefas.

Também é um recurso totalmente opcional que precisa ser habilitado.

O Sudo para Windows está atualmente disponível para membros do programa Windows Insider que executam a versão de visualização do Windows 11 26052.

Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows

Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows
Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows

Se for você, pode abrir as Configurações do Windows, navegar até a área Sistema> Para desenvolvedores e, em seguida, alternar para “Ativar sudo”.
Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows
Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows

Os Windows Insiders também podem ativar o recurso abrindo um prompt de comando e digitando:
sudo config --enable <opção_de_configuração>

As opções de configuração incluem “normal”, “forceNewWindow” ou “disableInput:”

  • O modo normal  ou “inline” permitirá que você execute comandos elevados na mesma janela onde você os digita.
  • forceNewWindow faz o que diz na lata: o comando abrirá uma nova janela de terminal elevada onde a tarefa será executada.
  • disableInput também permite que comandos elevados sejam executados na mesma janela, mas nenhuma entrada adicional do usuário é aceita em um nível elevado. Portanto, se você estiver executando uma tarefa que requer informações adicionais, esta pode não ser a melhor opção.

A Microsoft tornou o Sudo para Windows um projeto de código aberto: há um repositório GitHub para o projeto.

Lembre-se de que, se você não for membro do programa Windows Insider, ainda não poderá usar esse recurso. Mas provavelmente chegará a uma versão estável do Windows no futuro.

Enquanto isso, o Sudo para Windows não é a primeira implementação do sudo de código aberto para o sistema operacional de desktop da Microsoft.

O gsudo do desenvolvedor Gerardo Grignoli existe há anos e, embora não esteja tão integrado às configurações do sistema operacional quanto a implementação da Microsoft, a Microsoft observa que o gsudo tem “funcionalidades adicionais que o Sudo para Windows não oferece” e mais opções de configuração.

Por isso, a empresa recomenda que os usuários que procuram mais recursos dêem uma olhada.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.