Microsoft quer que os teclados tenham uma tecla Copilot dedicada

A Microsoft quer que os teclados tenham uma tecla Copilot dedicada, e tem trabalhado com fabricantes de PC para tornar isso uma realidade.

A Microsoft tem apostado alto na IA nos últimos anos. Mas se você não usou muito recursos como o novo assistente Windows Copilot AI da empresa, foi muito fácil ignorá-lo.

Porém, será um pouco mais difícil em breve, porque a Microsoft tem trabalhado com fabricantes de PC para incluir uma tecla Copilot dedicada em teclados de laptops e desktops.

Microsoft quer que os teclados tenham uma tecla Copilot dedicada

Microsoft quer que os teclados tenham uma tecla Copilot dedicada
Microsoft quer que os teclados tenham uma tecla Copilot dedicada

Obviamente, esta não é a primeira vez que vimos uma tecla específica do sistema operacional adicionada aos teclados do Windows.

A maioria dos teclados de PC já possui uma tecla dedicada do Windows, que você pode usar para abrir o menu Iniciar (e que é útil para alguns outros atalhos, como Win + A para abrir Configurações rápidas ou Win + seta para esquerda/direita para ajustar uma janela ao lado da tela).

Mas a tecla do Windows já existe há três décadas e serve para uma série de funções.

A chave do Copilot é totalmente nova e, correndo o risco de parecer um velho balançando o punho, não tenho certeza se alguém estava realmente pedindo uma chave dedicada para invocar o Copilot.

Porque embora a Microsoft realmente queira que você aproveite seu assistente de IA para “experiências de IA personalizadas no Windows“, acho que muitas pessoas não querem ou não precisam disso em um sistema operacional, que muitos veem como exatamente aquilo que lhes permite execute os aplicativos e jogos de que precisam.

Dito isto, talvez eu esteja errado.

Talvez em alguns anos eu estarei apertando essa tecla o tempo todo para obter breves resumos de páginas da web, ajudar a redigir mensagens de e-mail, acessar as configurações do Windows mais rapidamente, usar prompts de texto para gerar imagens, músicas ou vídeos, ou bater um papo com Microsoft’s Assistente de IA.

Mas ainda não tenho certeza se sacrificaria uma tecla existente no teclado para fazer isso – especialmente em um momento em que o Windows Copilot ainda nem está disponível globalmente (usar o botão em países onde o Copilot ainda não foi lançado apenas trará abrir um menu de pesquisa do Windows).

De qualquer forma, o tempo dirá se a chave do Copilot veio para ficar ou se desaparecerá em uma ou duas gerações. Mas não se surpreenda se muitos dos novos PCs anunciados nos próximos meses tiverem a nova chave.

Microsoft quer que os teclados tenham uma tecla Copilot dedicada
Microsoft quer que os teclados tenham uma tecla Copilot dedicada – Dell XPS 14 com tecla Copilot dedicada

A Microsoft afirma que novos dispositivos com chaves Copilot deverão estar disponíveis a partir do final de fevereiro de 2024, e os fabricantes de PC já estão começando a apresentar modelos com a chave.

Os laptops Dell XPS 13, 14 e 16 têm chaves Copilot, e muitos dos laptops anunciados durante a CES 2024 provavelmente também as terão.

E, claro, a Microsoft diz que veremos a chave também nos dispositivos Surface de próxima geração da empresa.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.