Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux

Apesar de existir versões do app para instalar localmente no sistema, O Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux.

Já se passaram três anos desde que o aplicativo Microsoft Teams estreou no Linux na forma de uma prévia técnica, “reduzida em recursos, mas com a promessa de que implementaria todas as funcionalidades principais à medida que o desenvolvimento avançasse”.

O aplicativo web Microsoft Teams sempre foi e tem sido uma maneira de acessar o serviço funcional, apesar do qual a Microsoft sempre recomendou a instalação do aplicativo “independente”.

De fato, o aplicativo em questão, o prometido e nunca cumprido Microsoft Teams para Linux, ainda é o que é incentivado a instalar ao entrar no serviço do Linux, embora no processo você possa optar por entrar diretamente no aplicativo da web.

Espera-se que isso mude em breve, no entanto, quando o PWA for efetivamente a única opção disponível para Linux.

Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux

Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux
Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux

Sim. O Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux. Para que você não fique confuso, agora existem dois aplicativos do Microsoft Teams:

  • O aplicativo da web, aquele que você usa no navegador.
  • O aplicativo empacotado que você instala no sistema.

O PWA, ou Progressive Web Application por sua sigla em inglês, é o mesmo aplicativo web, com suas mesmas funções e opções, apenas com a possibilidade de instalá-lo de forma que se integre melhor com o desktop.

Com uma exceção, a Microsoft cortou seu suporte oficial para Microsoft Edge e Chrome (presumivelmente o suporte se estende a outros derivados do Chromium).

O curioso sobre esse assunto é que o outro aplicativo Microsoft Teams para Linux, desenvolvido com Electron, também foi baseado no aplicativo web. É por isso que é um pouco estranho que um possa ser atualizado e o outro não. Talvez eles queiram economizar a manutenção do download.

Seja como for, foi assim que a Microsoft anunciou:

“Temos o prazer de anunciar a disponibilidade geral de suporte para o Microsoft Teams Progressive Web App (PWA) como um recurso de nosso aplicativo da Web atual para clientes Linux.”

“Os clientes do Linux que confiam no Microsoft Teams para suas necessidades de colaboração e comunicação nos disseram que desejam que toda a riqueza dos recursos do Teams esteja disponível para seus usuários de maneira segura. Isso agora pode ser feito usando o Teams PWA.”

“Além disso, o PWA nos permite lançar os recursos mais recentes do Microsoft Teams mais rapidamente para nossos clientes Linux e nos ajuda a preencher a lacuna entre o aplicativo de desktop Teams no Linux e no Windows. No Linux, a experiência PWA está disponível para os navegadores Edge e Chrome.”

Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux
Microsoft Teams PWA agora é o aplicativo recomendado para Linux

Entre outras vantagens, eles lembram que o novo Microsoft Teams PWA para Linux tem muito mais recursos e pode ser usado com a configuração de acesso condicional com políticas de segurança mais rígidas por meio do Endpoint Manager.

E concluem:

“Incentivamos nossos usuários do Teams Linux a mudar para o PWA para obter os recursos mais recentes do Linux e uma experiência semelhante a um desktop.”

Para obter mais informações, visite o site do Microsoft Teams. Mas lembre-se: o novo PWA será instalado com o navegador, é o antigo que ainda é oferecido nos formatos Deb e RPM na página de download do Microsoft Teams.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.