Minetest 5.6 lançado com melhorias e correções de bugs

E foi lançado o Minetest 5.6 com melhorias e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Minetest é uma versão aberta e multiplataforma do jogo MineCraft, que permite que grupos de jogadores formem conjuntamente várias estruturas a partir de blocos padrão que formam uma aparência de um mundo virtual.

O jogo é escrito em C++ usando o mecanismo irrlicht 3D, enquanto a linguagem Lua é usada para criar extensões. O código Minetest é licenciado sob LGPL e os ativos do jogo são licenciados sob CC BY-SA 3.0.

O Minetest é composto de duas partes: o motor principal e os mods. São os mods que tornam o jogo mais interessante.

O mundo padrão que vem com o Minetest é básico. Você tem uma boa variedade de materiais e coisas que pode fazer, mas, por exemplo, não há animais ou monstros.

Agora, Acaba de ser anunciado o lançamento da nova versão do software, o Minetest 5.6.0.

Novidades do Minetest 5.6

Minetest 5.6 lançado com melhorias e correções de bugs
Minetest 5.6 lançado com melhorias e correções de bugs

Minetest 5.6.0 apresenta um grande número de mudanças foram feitas, das quais as mais importantes são as melhorias de suporte para sombras, bem como uma foi tomada a decisão de bifurcar a biblioteca IrrlichT, entre outras coisas.

Nesta nova versão do Minetest 5.6.0, destaca-se que foi feito um trabalho para melhorar a compatibilidade com gráficos e dispositivos de entrada.

Além disso, devido à estagnação do desenvolvimento da biblioteca Irrlicht usada para renderização 3D, o projeto criou seu próprio fork: Irrlicht-MT no qual muitos bugs foram corrigidos.

Ele também iniciou o processo de limpeza de código obsoleto e substituição das ligações Irrlicht por outras bibliotecas. No futuro, está planejado abandonar completamente o Irrlicht e passar a usar SDL e OpenGL sem camadas adicionais.

Outra mudança que se destaca na nova versão é que foi adicionado suporte para a representação dinâmica de sombras que mudam de acordo com a posição do sol e da lua.

Também podemos encontrar nesta nova versão do Minetest 5.6.0 que foi fornecida uma correta classificação por transparência, o que permitiu eliminar vários problemas que surgem ao exibir materiais transparentes, como líquidos e vidro.

Por outro lado, nota-se que o gerenciamento de mods foi aprimorado, fornecendo a capacidade de usar um mod em vários lugares (por exemplo, como dependência de outros mods) e incluir seletivamente instâncias específicas de mods.

O processo de registro do jogador foi simplificado, botões separados para registro e login foram adicionados e uma caixa de diálogo de registro separada foi adicionada, que integra as funções da caixa de diálogo de confirmação de senha removida.

Adicionado suporte para executar código Lua em outro encadeamento na API do mod para descarregar cálculos intensivos em recursos para que eles não bloqueiem o encadeamento principal.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Diferentes valores de caminho de mod no world.mt para evitar problemas com nomes de mod duplicados
  • Aumentar máx. objetos de bloco padrão
  • Integrado: Permite revogar privilégios desconhecidos
  • Corrigidas algumas texturas não sendo enviadas corretamente para clientes mais antigos
  • Corrigir vários problemas relacionados ao registro/autenticação
  • Correções permitindo dependências de mods e modpacks
  • Corrija as instruções de compilação do macOS (
  • Várias limpezas e melhorias de código C++
  • Lista de aprimoramentos de jogos do DevTest

Para saber mais sobre essa versão do Minetest, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Minetest

Para instalar a versão mais recente do Minetest nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o incrível jogo Minetest no linux via Flatpak
Como instalar o jogo Minetest no Linux via AppImage
Minecraft alternativo: instale o Minetest no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.