Minetest 5.7 lançado com grandes melhorias de desempenho, e mais

E foi lançado o Minetest 5.7 com grandes melhorias de desempenho, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Minetest é um jogo gratuito baseado em voxel para Windows, Linux, HaikuOS, FreeBSD, Mac OS e Android clone do Minecraft.

O Minetest é um mecanismo de jogo sandbox multiplataforma gratuito, posicionado como uma versão multiplataforma aberta do jogo MineCraft, que permite que grupos de jogadores formem em conjunto várias estruturas a partir de blocos padrão que formam uma aparência de um mundo virtual.

A principal característica do mecanismo é que o jogo é totalmente dependente de um conjunto de mods criados na linguagem Lua e instalados pelo usuário por meio do instalador integrado do ContentDB.

O Minetest é composto de duas partes: o motor principal e os mods. São os mods que tornam o jogo mais interessante.

O mundo padrão que vem com o Minetest é básico. Você tem uma boa variedade de materiais e coisas que pode fazer, mas, por exemplo, não há animais ou monstros.

Novidades do Minetest 5.7

Minetest 5.7 lançado com grandes melhorias de desempenho, e mais
Minetest 5.7 lançado com grandes melhorias de desempenho, e mais

Esta nova atualização é dedicada ao desenvolvedor Jude Melton-Hought, falecido em fevereiro, que deu uma contribuição significativa para o desenvolvimento do projeto.

Da parte das alterações apresentadas nesta nova versão, destaca-se que foi adicionado um framework de pós-processamento com vários efeitos visuais, como blooming e exposição dinâmica.

Esses efeitos, como as sombras, também são controlados pelo servidor (podem ser ativados/desativados, configurados pelo mod). O pós-processamento ajudará a facilitar a criação de novos efeitos no futuro, como raios, efeitos de lente, reflexos, etc.

Outra mudança notável é um aumento significativo no desempenho da renderização do mapa, permitindo que os blocos do mapa sejam renderizados a até 1.000 nós de distância.

Ele também destaca a melhoria da qualidade das sombras, mapeamento de tons, além de uma configuração adicional para ajustar a saturação.

Nesta nova versão 5.7.0, o Minetest possui uma configuração que permite um melhor aproveitamento da GPU no carregamento dos dados. Isso resulta em desempenho amplamente aprimorado em hardware moderno em mais de 500 intervalos de exibição.

Além disso, é mencionado que o Minetest foi temporariamente removido do Google Play devido ao fato de o Mineclone ter sido adicionado à compilação da versão Android, após o que os desenvolvedores receberam uma notificação do Google sobre conteúdo ilegal que viola o DMCA ( Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital).

Os desenvolvedores estão trabalhando neste problema.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionado suporte para hitboxes rotativos para entidades.
  • Remoção da vinculação padrão do pitchmove à tecla P.
  • Adicionada uma API para obter informações sobre o tamanho da tela do jogo.
  • Mundos com dependências não resolvidas não são mais carregados.
  • O jogo Development Test não é mais distribuído por padrão, pois é destinado a desenvolvedores.
  • Este jogo agora só pode ser instalado via ContentDB.

Para saber mais sobre essa versão do Minetest, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Minetest

Para instalar a versão mais recente do Minetest nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o jogo Minetest no Linux via AppImage
Como instalar o incrível jogo Minetest no linux via Flatpak
Minecraft alternativo: instale o Minetest no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.