Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N

Custando cerca de US$ 350 ou mais, esse minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N. Confira os detalhes dessa dispositivo.

Sim. O primeiro minilaptop com processador Intel Alder Lake-N já está disponível no AliExpress por cerca de US$ 350 ou mais.

Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N

Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N
Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N

O microcomputador tem tela LCD IPS de 8 polegadas com suporte para entrada de caneta e toque, design conversível que permite usá-lo como um tablet, 12 GB de memória LPDDR5, 128 GB a 512 GB de armazenamento e um processador Intel N100 chip que deve ser capaz de lidar com computação leve razoavelmente bem.

Os chips Alder Lake-N da Intel são basicamente o que você obtém se pegar os processadores Intel Core U-series de 12ª geração e remover os núcleos da CPU de desempenho, deixando apenas os núcleos de eficiência.

O N100 foi projetado para dispositivos básicos e o chip de 6 watts possui 4 núcleos de CPU de thread único com suporte para velocidades de até 3,4 GHz e gráficos integrados Intel UHD com 24 unidades de execução e suporte para frequências de até 750 MHz.

Embora não ofereça o mesmo nível de desempenho que você obteria de um Core i3 ou chip mais rápido, deve ser significativamente mais rápido do que os chips Celeron e Pentium mais antigos da Intel, baseados na arquitetura Atom, que antes eram comuns nesse tipo de nível de entrada. hardware.

Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N
Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N

O minilaptop tem um design que lembra o One Netbook A1 e A1 Pro ou GPD Pocket 3, mas com algumas mudanças importantes. Como esses sistemas, este pequeno laptop possui uma dobradiça giratória que permite girar a tela em 180 graus e dobrá-la sobre o teclado para uso no modo tablet.

Mas os modelos One Netbook e GPD são voltados para profissionais de TI e incluem várias portas na parte traseira (incluindo um conector serial no A1 e uma seção de porta modular no Pocket 3).

O mini-laptop mais novo tem apenas uma única porta Ethernet na parte traseira, embora a descrição do produto também mencione um módulo KVM opcional que me faz pensar que essa coisa é uma imitação do GPD Pocket 3 ou alguém copiou e colou isso da descrição do produto GPD .

Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-N
Minilaptop tem touchscreen e chip Intel N100 Alder Lake-Nq

A listagem de produtos no AliExpress é leve em alguns detalhes (não há menção à resolução da tela, por exemplo), mas aqui está o que sabemos sobre as especificações do minilaptop N100:

  • Tela touchscreen IPS LCD capacitiva de 8 polegadas
  • Suporte para uma caneta sensível à pressão com 1024 níveis de sensibilidade
  • Até 6 horas de tempo de reprodução de vídeo local
  • Carregamento USB-PD de 30 W com um adaptador de energia de 15 V/2 A
  • Suporte Wi-Fi 6
  • suporte bluetooth
  • Auto-falantes estéreo
  • Webcam de 2MP (1600 x 1200 pixels, campo de visão de 77 graus)
  • câmera infravermelha
  • Segurança do TPM 2.0
  • 1 porta HDMI
  • 1 x porta USB tipo C
  • 1 porta USB 3.0 tipo A
  • 1 x conector de áudio de 3,5 mm
  • 1 x tomada Ethernet
  • 1 x tomada de alimentação
  • Compatível com Windows 10/11 (fornecido com o Windows 10)

No geral, parece um pequeno computador bastante interessante no papel. Mas eu sugiro proceder com cautela antes de comprar um.

Primeiro, porque nunca ouvi falar das empresas que vendem (YSJMNPC Official Store e YSJ-MiniPc Store) e, segundo, porque as imagens e descrições dos produtos podem não ser totalmente precisas.

De acordo com a página do produto, o minilaptop mede 198 x 138 x 19,7 mm (7,8″ x 5,4″ x 0,8″), pesa 780 gramas (1,7 libras) e possui um chassi de alumínio.

Portanto, embora as imagens renderizadas nas listas de produtos do AliExpress façam o laptop parecer mais fino que o One Netbook A1 ou GPD Pocket 3, na verdade ele é um pouco maior que o A1 (que mede 173 x 136 x 19 mm) e significativamente mais pesado (o A1 tem apenas 550 gramas).

Suspeito que os responsáveis pela criação das imagens na página de produtos do AliExpress usaram um pouco de criatividade para fazer esse minilaptop parecer mais fino do que realmente é. O conector Ethernet, por exemplo, certamente parece que foi esmagado.

Na verdade, existem alguns outros sinais de que o novo minilaptop é um clone do GPD Pocket 3: é quase exatamente do mesmo tamanho (o Pocket 3 tem 198 x 137 x 20 mm) e parece ter uma webcam semelhante de 2 MP com 77 campo de visão de grau.

Vale lembrar que o GPD Pocket 3 é um pouco mais leve, com 725 gramas.

Também suspeito que as especificações da bateria do mini laptop N100 sejam imprecisas. A página do produto diz que ele é alimentado por uma bateria de 3.200 mAh, mas o One Netbook A1 tem uma bateria de 6.000 mAh, enquanto o GPD Pocket 3 tem uma bateria de 10.000 mAh.

Embora seja certamente possível que este novo modelo tenha uma bateria menor, provavelmente não ofereceria 6 horas de duração da bateria e não resultaria em um computador mais pesado que os outros dois.

Eu também não ficaria surpreso se o teclado e o sensor óptico de toque (onde você normalmente encontraria um touchpad em um laptop maior) demorassem um pouco para se acostumar.

Como a maioria dos laptops com telas pequenas, o pessoal por trás desse modelo teve que fazer algumas concessões para caber o máximo de teclas possível em um espaço pequeno.

Isso inclui dividir a barra de espaço em duas chaves, colocar os botões de dois pontos e aspas na linha inferior e fazer muitas chaves com meia altura ou meia largura. As teclas F11 e F12 também estão na linha acima das demais teclas Fn.

Ainda assim, é bom ver que ainda há vida no espaço do minilaptop.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.