MIPS já está licenciamento seu design de chip RISC-V

Um ano depois do anúncio que estava migrando para a arquitetura RISC-V, a MIPS já está licenciamento seu design de chip RISC-V.

A designer de chips MIPS Technologies anunciou no ano passado que estava migrando para a arquitetura RISC-V e, no início deste ano, a empresa apresentou seus primeiros designs baseados na arquitetura de conjunto de instruções aberto.

Agora o MIPS diz que seu primeiro núcleo de processador está disponível para licenciamento.

MIPS já está licenciamento seu design de chip RISC-V

MIPS já está licenciamento seu design de chip RISC-V
MIPS já está licenciamento seu design de chip RISC-V

A empresa diz que seu núcleo IP multiprocessador MIPS eVocore P8700 é uma solução de alto desempenho com processamento fora de ordem e suporte para soluções multi-core, multi-thread e multi-cluster.

O MIPS diz que seu núcleo IP já foi licenciado “para aplicativos, incluindo sistemas de assistência ao motorista automotivo” e direção autônoma, mas que o núcleo do processador também pode ser usado para data centers, armazenamento e computação de alto desempenho.

Embora eu não espere que esses chips apareçam em laptops ou desktops convencionais tão cedo, parece que o RISC-V está começando a crescer.

Ainda que empresas como Alibaba e SiFive tenham sido os participantes mais visíveis no espaço RISC-V nos últimos anos, nos últimos dias vimos várias empresas anunciarem projetos RISC-V de alto desempenho para data centers.

Além do anúncio da MIPS, uma empresa com sede na Califórnia chamada Ventana apresentou o que diz ser o processador RISC-V mais poderoso até hoje.

De sua parte, o MIPS diz que seu processador P8700 suporta até 64 clusters, 512 núcleos e 1024 threads. A empresa promete maior desempenho de thread único do que “outras ofertas de CPU RISC-V” sem nome.

A empresa também introduziu o sistema de processador eVocore I8500 este ano, que a MIPS diz ter sido projetado para oferecer “a melhor eficiência de desempenho da categoria”.

Esse design pode ser usado com até 64 clusters, 512 núcleos e 2.048 threads. Mas não está claro se os designs do I8500 já estão disponíveis para licenciamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.