MirkoPC, uma placa que transforma um Raspberry Pi CM4 em um PC completo

MirkoPC, uma placa que transforma um Raspberry Pi CM4 em um PC completo
MirkoPC, uma placa que transforma um Raspberry Pi CM4 em um PC completo

Conheça a MirkoPC, uma placa que transforma um Raspberry Pi CM4 em um PC completo. Confira os detalhes desse poderoso hardware.

O Raspberry Pi 4 Model B é um computador de placa única razoavelmente capaz por si só, mas tem um número bastante limitado de portas e conectores.

Mas o Raspberry Pi Compute Module 4 tem o mesmo processador e suporta o mesmo hardware e você pode usá-lo com placas portadoras que oferecem mais portas e outros recursos.

Não consegue encontrar um que atenda às suas necessidades? Talvez você possa criar o seu próprio. Isso é o que um desenvolvedor polonês chamado Mirek fez ao criar a placa MirkoPC.

MirkoPC, uma placa que transforma um Raspberry Pi CM4 em um PC completo

MirkoPC, uma placa que transforma um Raspberry Pi CM4 em um PC completo

MirkoPC é uma placa portadora Raspberry Pi CM4 que basicamente transforma o pequeno cartão em um computador totalmente compatível com Linux completo com várias saídas de vídeo, muitas portas USB e até suporte para armazenamento de estado sólido NVMe PCIe.

Você não pode comprar um ainda, mas um punhado de protótipos foram feitos e Jeff Geerling postou algumas impressões práticas em seu site e em um vídeo do YouTube.

No coração do MirkoPC está o minúsculo computador em uma placa de Raspberry Pi com processador quad-core ARM Cortex-A72 e WiFi 6 integrado e Bluetooth 5.0. Mas a placa da operadora amplia seus recursos, oferecendo a você:

  • 1 x M.2 2242/2280 soquete M-key (PCIe x1 Gen 2)
  • 1 x leitor de casrd microSD
  • 1 porta Gigabit Ethernet
  • 2 portas HDMI (1 tamanho completo, 1 micro)
  • 4 portas USB 2.0
  • 1 x cabeçalho GPIO de 28 pinos
  • 2 interfaces de câmera MIPI CSI-2
  • 2 interfaces de exibição MIPI DSI
  • 1 conector de fone de ouvido de 3,5 mm
  • 1 porta USB-C para alimentação (5V/3A)

A placa também possui um conversor digital para analógico (DAC) para áudio de alta qualidade (até 32 bits/384 kHz) e um amplificador de fone de ouvido, um relógio RTC com bateria, um receptor infravermelho para uso com um controle remoto, estátua Luzes LED, fonte de alimentação para ventilador e muito mais.

Medindo cerca de 3,9″ x 3,9″, o MirkoPC é um pouco maior do que um Raspberry Pi Modelo B padrão, mas menor do que a placa-mãe da maioria dos computadores Intel NUC de fator de forma pequeno.

Embora não seja tão poderoso quanto um NUC, o processador Broadcom BCM2711 do Raspberry Pi Compute Module 4 é o chip Raspberry Pi mais rápido até hoje.

E você pode comprar Módulos de computação com até 8 GB de memória LPDDR4-3200 e até 32 GB de armazenamento eMMC integrado. Com esta placa transportadora, você também pode pular o armazenamento integrado e inicializar de um cartão microSD ou SATA ou SSD NVMe.

Como Geerling aponta, uma desvantagem da versão atual do MirkoPC é que a fonte de alimentação fornece apenas 15 watts.

Embora isso seja mais do que suficiente para as necessidades do Módulo de computação, você pode ter problemas ao usar um SSD ou outros periféricos que também consomem energia. Talvez esse problema seja resolvido em uma versão futura do conselho.

Assim que as dificuldades forem resolvidas, o desenvolvedor está considerando fazer uma campanha de crowdfunding para pessoas que gostariam de comprar seu próprio MirkoPC.

No entanto, não há informações sobre quando isso aconteceria ou quanto custaria o conselho. Mas se você estiver interessado, pode entrar em contato com Mirek por meio do projeto MirkoPC HackADay ou acompanhar o projeto no GitHub e no Twitter.

Ou se você está procurando uma placa portadora Raspberry Pi CM4 que seja um pouco menor, com menos portas, mas que também suporte armazenamento NVMe PCIe, há a placa portadora TOFU, que está disponível para pré-encomenda por cerca de US$ 110 . O próximo lote está previsto para embarque em maio de 2021.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile