MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março

Pré-encomendado por meio de uma campanha de crowdfunding em 2023, o MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março.

O MNT Pocket Reform é um pequeno laptop com tela de 7 polegadas, teclado modular com retroiluminação RGB e design modular que permite trocar o processador ou outros componentes principais.

Lançado pela primeira vez há quase dois anos, ele foi pré-encomendado por meio de uma campanha de crowdfunding em 2023 e, depois de encontrar alguns atrasos, os desenvolvedores agora dizem que as primeiras unidades devem começar a ser enviadas aos patrocinadores até o final de março.

MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março

MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março
MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março (Crowd Supply
)

O Pocket Reform não é um computador produzido em massa que sai de uma linha de montagem. Em vez disso, o pessoal por trás do projeto está montando centenas de pequenos laptops a partir de componentes provenientes de diferentes fornecedores e ainda há alguns problemas pendentes que precisam ser resolvidos antes que o pessoal da MNT esteja pronto para começar a enviar unidades totalmente montadas aos patrocinadores.

Você pode encontrar detalhes mais específicos em uma atualização publicada na campanha de crowdfunding Crowd Supply, mas parece que o fim está próximo.

O Pocket Reform é um dispositivo de hardware aberto dos fabricantes do laptop MNT Reform e, como esse laptop, a ênfase está no fornecimento de documentação e suporte para software de código aberto, em vez de desempenho de ponta.

Até agora, a documentação do Pocket Reform é limitada em comparação com o que está disponível para o modelo maior, mas isso deve mudar com o tempo.

MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março
MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março(@mntmn)

O pequeno laptop tem uma tela LCD de 7 polegadas de 1920 x 1200 pixels, um teclado mecânico com opção de interruptores Kailk Choc White ou Choc Pro Red e um pequeno trackball óptico cercado por quatro botões em vez de um touchpad.

No lançamento, o Pocket Reform vem com um módulo de processador padrão com um processador ARM Cortex-A53 quad-core NXP i.MX8M Plus de 1,8 GHz com gráficos Vivante GC7000L, 8 GB de memória DDR4 e 128 GB de armazenamento flash eMMC, um cartão microsD e um conector M.2 para SSDs PCIe NVMe.

MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março
MNT Pocket Reform deve começar a ser enviado no final de março (@mntmn)

Mas o módulo processador também é removível, o que abre a possibilidade de usar diferentes chips, memória e soluções de armazenamento no futuro: o MNT Reform original suporta um adaptador CM4 opcional para uso com dispositivos Raspberry Pi ou Banana Pi Compute Module 4, por exemplo e um módulo FPGA (muito caro).

O software padrão para o MNT Reform e Pocket Reform é baseado na distribuição Debian GNU/Linux.

As portas do computador incluem duas portas USB 3.0 Tipo C, uma micro HDMI, um leitor de cartão microSD e uma porta industrial ix com suporte para conexões Gigabit Ethernet (com suporte opcional para um cabo adaptador RJ45).

Há suporte integrado para WiFi 5 e Bluetooth 5.0 e um slot para um modem 4G ou 5G opcional.

O Pocket Reform mede 200 x 126 x 45 mm (7,9″ x 5″ x 1,8″) e pesa 1,1 kg (2,4 libras), e possui uma bateria de 8.000 mAh que deve fornecer cerca de 4 horas de duração.

Você pode encontrar mais detalhes sobre a Reforma de Bolso do MNT no Crowd Supply.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.