Mozilla descontinuou o Firefox Send e Firefox Notes

Mozilla descontinuou o Firefox Send e Firefox Notes
Mozilla descontinuou o Firefox Send e Firefox Notes

Infelizmente, apesar da popularidade e utilidade, a Mozilla descontinuou o Firefox Send e Firefox Notes. Entenda porque ela fez isso.

A Mozilla é uma organização sem fins lucrativos com sede na Califórnia que desenvolve ferramentas com foco na privacidade.

O Mozilla Firefox é um navegador bem conhecido da empresa. Além dele, há outros aplicativos/serviços famosos, como o Send e o Notes.

A ferramenta de compartilhamento de arquivos criptografados, Firefox Send, e o aplicativo de anotações, Firefox Notes foram introduzidos durante o programa Firefox Test Pilot.

Agora, a Mozilla, através do seu blog oficial, anunciou que descontinuou o Firefox Send e Firefox Notes.

Mozilla descontinuou o Firefox Send e Firefox Notes

Mozilla descontinuou o Firefox Send e Firefox Notes

A empresa antes retirou o Firefox Send, porque alguns usuários estavam realizando ataques de spear phishing usando o serviço. O aplicativo Notas será retirado da Play Store em novembro.

Lançado em março de 2019, o Firefox Send é um serviço de compartilhamento de arquivos criptografados, semelhante ao Google Drive e OneDrive.

As vantagens adicionais são seus recursos de segurança. No Firefox Send, você pode definir a duração pela qual um arquivo permanecerá compartilhado com outras pessoas, definir uma senha para os arquivos e até definir o número de vezes que ele pode ser baixado.

Todos esses recursos tornaram o Send uma ferramenta segura para compartilhamento de arquivos.

A Mozilla diz que o serviço tinha uma base de usuários leais, mas alguns “usuários abusivos” estavam enviando malware por meio do Send. A empresa o tirou do ar antes e agora decidiu descontinuá-lo para sempre.

Quando pausou o serviço no início deste ano, a empresa disse que estava investigando denúncias de abuso, especialmente de grupos de malware.

Na época, a Mozilla disse que estava estudando como poderia melhorar seus recursos de denúncia de abusos e que acrescentaria a exigência de que os usuários tenham uma conta no Firefox.

Mas, em vez de relançá-lo, a organização decidiu encerrar o serviço.
Chegando ao Firefox Notes, é uma extensão de navegador simples e um aplicativo Android para fazer anotações.

Como qualquer outro serviço da Mozilla, este também é baseado na privacidade e criptografado.

A empresa o apresentou para “experimentar novos métodos de sincronização de dados criptografados”. Tendo cumprido seu propósito, o Firefox Notes também será encerrado agora.

A Mozilla removerá o aplicativo Android da Play Store em novembro. A extensão do navegador para Firefox Notes permanecerá ativa para as instalações atuais, mas o Mozilla não a atualizará.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Debian, Fedora, Linux, Linux Mint, Notícias, Open Source, openSUSE, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile