Como mudar o terminal padrão do Ubuntu e derivados

Se você não gosta do terminal que é usado pelo sistema da Canonical, veja como mudar o terminal padrão do Ubuntu e derivados.

O terminal é um dos poucos programas que sempre encontramos em uma distribuição Linux. Ou seja, não importa qual a sua distro favorita, sempre haverá um terminal para você usar.

Como mudar o terminal padrão do Ubuntu e derivados
Como mudar o terminal padrão do Ubuntu e derivados

Mas apesar disso, ele nem sempre é o mesmo. Acontece que, embora ele seja o coração da distribuição, o terminal pode ser personalizado, e você pode até escolher entre diferentes tipos de terminais.

O Ubuntu, por exemplo, não tem um terminal específico por padrão. As vezes ele tem o Gnome Terminal, outras vezes ele tem o xterm e até mesmo em alguns sabores é usado o Konsole ou o Lxterm.

Atualmente, o Ubuntu usa o Gnome Terminal como ele vem com o Gnome, mas isso não significa que não possamos mudá-lo.

A seguir, você verá como alterar o terminal padrão do Ubuntu.

Como mudar o terminal padrão do Ubuntu e derivados

Se quisermos escolher um terminal diferente, devemos primeiro instalar esse terminal.

Você pode encontrar alguns terminais, como o Terminus e Termius, mas há muitos mais.

Depois de instalar o novo terminal, é hora de marcá-lo como o terminal padrão para o Ubuntu usar sempre que abrirmos um terminal ou executar algo via terminal.

Para fazer isso, você precisa apenas abrir o terminal e executar o seguinte comando:

sudo update-alternatives --config x-terminal-emulator

O comando acima mostrará uma lista dos aplicativos de terminal que existem em nosso sistema. O terminal que estamos usando no momento será marcado com um asterisco.

Agora, para alterar o terminal, precisamos inserir o número do terminal e pressionar a tecla enter.

Como mudar o terminal padrão do Ubuntu 18.04 e derivados

Uma vez que tenhamos feito isso, o terminal nos mostrará uma mensagem dizendo que as mudanças foram feitas corretamente.

O processo é simples, embora possa falhar ou as alterações podem não ser salvas. Por esse motivo, devemos sempre ter certeza de que o asterisco foi corretamente marcado, nesse caso, basta reexecutar o código anterior e verificar o terminal por padrão.

Agora, basta fechar a sessão, fazer login novamente e você verá que o Ubuntu começou a usar o terminal que foi marcado como padrão.

Vale lembrar que o procedimento acima também funciona no Debian e em qualquer distribuição derivada dele.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO