Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA

Graças a parceria da Fairphone com os fabricantes do /e/OS, o Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA com software /e/OS.

A empresa holandesa Fairphone fabrica smartphones modulares e reparáveis usando materiais sustentáveis e de origem ética (sempre que possível) há quase uma década. Mas até agora eles só estavam disponíveis para compra na Europa.

Isso muda hoje com o lançamento do Murena Fairphone 4, que vem de uma parceria entre a Fairphone e os fabricantes do /e/OS, um sistema operacional baseado em Android de código aberto que foi despojado do código proprietário do Google.

Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA

Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA
Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA

Ele deve estar disponível em breve por US$ 599 ou mais.

Lançado pela primeira vez na Europa em 2021, o Fairphone 4 possui uma tela LCD IPS de 6,3 polegadas, 2340 x 1080 pixels, um processador Qualcomm Snapdragon 750G, até 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, duas câmeras traseiras de 48 MP e uma câmera frontal de 25 MP, bateria de 3.905 mAh, sensor de impressão digital, leitor de cartão microSD e resistência à água IP54.

Só que o que realmente o torna incomum é o design modular e reparável. Ao contrário da maioria dos smartphones modernos, você pode facilmente substituir a bateria.

Mas os módulos de câmera frontal e traseira, porta USB-C, fone de ouvido, tela e tampa traseira também foram projetados para serem substituíveis, e a Fairphone vende peças de reposição para cada componente.

Os clientes nos EUA também poderão comprar peças de reposição na loja Murena.

O telefone também é fabricado com ouro, alumínio e tungstênio de origem ética, bem como estanho reciclado, plástico e minerais de terras raras.

Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA
Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA

E a Fairphone é conhecida por oferecer suporte de longo prazo para seus telefones. Isso também parece válido para a versão Murena – a empresa oferece até 5 anos de garantia no Fairphone 4 para clientes que comprarem o telefone até o final de 2023.

A versão Murena do Fairphone 4 é basicamente a mesma da versão vendida na Europa, o que significa que não oferece suporte a nenhuma banda de rede adicional – é recomendável que os clientes a usem com a rede da T-Mobile nos Estados Unidos para obter a melhor rede apoiar.

Duas coisas diferentes são que você pode comprar o Fairphone 4 nos EUA agora, e ele vem com /e/OS pré-carregado em vez da versão Android do Fairphone.

Lembre-se de que o Fairphone é um dispositivo bastante aberto, portanto, os clientes que preferem atualizar um sistema operacional Android ou baseado em Linux diferente devem ter muitas opções.

Por exemplo, existem compilações de LineageOS, postmarketOS e Ubuntu Touch para o telefone.

Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA
Murena Fairphone 4 traz o smartphone reparável para os EUA

Mas as pessoas que procuram uma versão do Android sem Google (ou talvez Google-lite) também podem usar o software /e/OS que vem com o Murena Fairphone 4.

É uma versão do sistema operacional do Google que foi modificada para remover Aplicativos e serviços do Google, como Google Play Store, navegador Chrome, Gmail e Google Maps, em nome da privacidade e da segurança.

Em vez disso, o sistema operacional inclui alternativas de código aberto para a maioria desses aplicativos. Mas como o /e/OS é baseado no Android, os usuários também podem fazer sideload de qualquer aplicativo de código fechado que desejem usar.

Embora o sistema operacional esteja disponível para download e instalação em vários smartphones, incluindo dispositivos Samsung, Google, OnePlus e Teracube, nos últimos anos a e Foundation também vendeu alguns telefones com /e/OS pré-instalado sob o Marca Murena, e o Murena Fairphone 4 é uma das adições mais recentes à programação.

É também o primeiro telefone que a organização está vendendo para clientes nos Estados Unidos. Como a Fairphone, a Murena já havia limitado seus produtos ao mercado europeu em sua maior parte.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.