MuseScore 4 lançado com uma interface totalmente nova, e mais

E foi lançado o MuseScore 4 com uma interface totalmente nova, e mais. Confira as novidades dessa versão e veja com instalar no Linux.

MuseScore é um software gratuito de edição de partituras. Ele permite criar, reproduzir e imprimir suas partituras, diretamente no PC. O programa é distribuído sob a licença GNU/GPL e possui versões para Windows, Mac OS X e Linux, além de tradução para 43 idiomas, incluindo o português.

O programa é bastante intuitivo e ótimo para aqueles que estão iniciando no universo das partituras, pois todos os seus recursos são de fácil acesso e assimilação.

O MuseScore é um dos principais softwares gratuitos de composição musical do mundo, apresentando uma interface fácil de usar e muitos recursos poderosos. Permite que músicos profissionais e amadores componham música para diversos instrumentos.

Em outras palavras, o modo de notas do MuseScore permite que você produza partituras musicais criativas e bonitas com facilidade, seja você um pianista, violão, violino ou saxofonista.

MuseScore suporta um número ilimitado de pautas, até quatro vozes por pauta, importa e exporta arquivos em MusicXML e MIDI e possui o sintetizador FluidSynth e sequenciador integrados.

Agora, o software de notação musical MuseScore 4 foi lançado com novos recursos, melhorias no UX e dezenas de correções.

Novidades do MuseScore 4

MuseScore 4 lançado com uma interface totalmente nova, e mais
MuseScore 4 lançado com uma interface totalmente nova, e mais

A interface de usuário totalmente nova do MuseScore 4 surpreenderá agradavelmente seus usuários, facilitando significativamente a interação com o software. Além disso, foram adicionados 400 novos ícones e a capacidade de personalizar cores.

Mas isso não é tudo. Há uma nova guia inicial contendo pontuações recentes, plug-ins, tutoriais em vídeo e um processo de integração renovado e mais amigável para usuários que estão apenas começando com o software.

Grande parte do código de posicionamento do feixe foi reescrito. O comprimento e direção das hastes, assim como o posicionamento das vigas, agora são controlados por regras mais lógicas e rigorosas.

Além disso, o novo sistema de espaçamento horizontal, ligaduras e laços aumenta significativamente sua produtividade ao anotar música.

MuseScore 4 lançado com uma interface totalmente nova, e mais
MuseScore 4 lançado com uma interface totalmente nova, e mais – Algoritmo de justificativa aprimorado, Créditos da imagem: MuseScore

O MuseScore 4 desfruta de várias melhorias no fluxo de trabalho. Por exemplo, o painel Propriedades agora é consideravelmente mais responsivo, fácil de usar e repleto de opções úteis.

Para completar, usando o novíssimo painel Instruments, as peças agora são mais fáceis de encontrar, editar e modificar. Além disso, os recursos da barra de entrada de notas foram expandidos e a barra de ferramentas agora é muito mais fácil de personalizar.

O novo plug-in orquestral Muse Sounds é outro novo recurso significativo na versão mais recente deste software de notação. É uma biblioteca de plug-ins sofisticados que fornecem reprodução realista para o MuseScore.

Também não vamos esquecer de mencionar as melhorias de acessibilidade feitas. O MuseScore 4 apresenta um novo sistema de navegação por teclado que segue as melhores práticas, permitindo que os usuários se movam rapidamente pela interface do usuário.

Além disso tudo, o aplicativo vem com suporte aprimorado ao leitor de tela e um modo editável de alto contraste.

Além das alterações acima, esta versão do software inclui centenas de pequenas correções e otimizações para letras, colocação de articulação, marcações de tremolo e posicionamento geral.

Para saber mais sobre essa versão do MuseScore, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o MuseScore 3.4

Para instalar a versão mais recente do MuseScore nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de partituras MuseScore no Linux
Como instalar o editor de partituras MuseScore no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de partituras MuseScore no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.