Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

MX-Fluxbox Raspberry Pi Beta lançado – o primeiro MX para Raspberry Pi

E foi lançado o MX-Fluxbox Raspberry Pi Beta, o primeiro MX para Raspberry Pi. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop baseada no branch “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre o antiX e as antigas comunidades MEPIS Linux.

Usando o Xfce como o desktop padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar um desktop elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e pegada de tamanho médio.

Agora, o projeto MX Linux anunciou a disponibilidade geral para teste público de um sabor comunitário da distribuição MX Linux projetada para computadores Raspberry Pi, o MX-Fluxbox Raspberry Pi Beta.

MX-Fluxbox Raspberry Pi Beta lançado – o primeiro MX para Raspberry Pi

MX-Fluxbox Raspberry Pi Beta lançado – o primeiro MX para Raspberry Pi

Conheça o MX-Fluxbox Raspberry Pi respin, uma edição especial desta distribuição Linux leve e muito popular baseada em Debian que visa combinar a bondade do MX Linux e a leveza do gerenciador de janelas Fluxbox com a flexibilidade educacional do Raspberry oficial Pi OS.

O ambiente Fluxbox é acompanhado por elementos do renomado ambiente de desktop GNOME, Xfce e LXDE para tornar as coisas ainda mais divertidas.

Além disso, você encontrará todos os seus aplicativos favoritos, como o navegador Mozilla Firefox ESR, cliente de e-mail Claws Mail, player de mídia VLC, gerenciador de arquivos Thunar, editor de texto FeatherPad, bem como IDEs Geany e Thonny.

Você ainda encontrará o Conky Manager com grande coleção Conky, o NetworkManager como ferramenta padrão para gerenciar conexões de rede e a versão MX-Fluxbox Raspberry Pi das ferramentas oficiais do MX, incluindo o MX Updater para atualizar o sistema.

O respin MX-Fluxbox Raspberry Pi é atualmente compatível com os computadores Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi 400.

Ele suporta portas GPIO para programação por meio de Scratch e Python, porta de câmera, bem como inicialização de unidades flash USB ou SSDs conectados por USB.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o MX-Fluxbox Raspberry Pi Beta

O primeiro lançamento é apelidado de “Ragout” e está disponível para teste público agora em uma forma beta que você pode baixar usando o link de download direto mais abaixo.

A imagem do MX-Fluxbox Raspberry Pi Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile