MX Linux 21.2 lançado com base no Debian 11.4 e kernel 5.18

E foi lançado oficialmente o MX Linux 21.2 com base no Debian 11.4 e kernel 5.18. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.

Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.

Agora, a equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 21.2 como o segundo lançamento pontual da mais recente série de sistemas operacionais MX Linux 21.

Novidades do MX Linux 21.2

MX Linux 21.2 lançado com base no Debian 11.4 e kernel 5.18
Chegando quase cinco meses após o MX Linux 21.1, o lançamento do MX Linux 21.2 está aqui como um meio de instalação atualizado para aqueles que desejam implantar a distribuição leve baseada em Debian em novos computadores.

O MX Linux 21.2 é baseado no Debian GNU/Linux 11.4, que introduziu 79 correções de segurança e 81 correções de bugs diversos, e leva o kernel para o Linux 5.18, apesar de ter chegado ao fim da vida no início deste mês, para a edição AHS (Advanced Hardware Support).

As edições padrão ficam com o kernel Linux 5.10 LTS do Debian.

Além desses componentes atualizados, o MX Linux 21.2 traz várias alterações, como uma ferramenta de gerenciamento UEFI para mx-boot-options, uma ferramenta de limpeza de kernel adicionada ao mx-cleanup, uma nova opção de desligamento automático do PC para mx-snapshot, bem como novas opções para mx-tweak para desabilitar adaptadores Bluetooth e mover os botões das caixas de diálogo de arquivo Xfce/GTK para a parte inferior em vez da parte superior da caixa de diálogo.

O mx-installer também recebeu algum amor nesta versão, que também adiciona uma nova ferramenta mxfb-look à edição Fluxbox para salvar e restaurar combinações de temas.

Além disso, há um novo wrapper de GUI para a ferramenta quick-system-info para facilitar a geração de informações do sistema formatadas para solicitações de ajuda do fórum.

Outra mudança interessante é o suporte para o backend nala (um frontend de linha de comando para o gerenciador de pacotes APT) no mx-updater e no apt-notifier.

Também digno de nota é o fato de que esta versão introduz um verificador de espaço em disco para partições /boot para garantir que o disco tenha espaço livre suficiente para atualizações do kernel.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o MX Linux 21.2

Se você deseja instalar a versão mais recente do MX Linux em um novo computador, é altamente recomendável baixar as imagens ISO mais recentes, MX Linux 21.2, que estão disponíveis para sistemas de 64 bits e 32 bits com o Xfce e KDE Plasma ambientes de desktop, bem como o gerenciador de janelas Fluxbox pré-instalado.

As imagens ISO do MX Linux 21.2 já pode ser baixada acessando os links abaixo:
MX Linux Xfce 64-bit
MX Linux Xfce 32-bit
MX Linux Fluxbox 64-bit
MX Linux Fluxbox 32-bit
MX Linux KDE Plasma

Por outro lado, se você estiver executando o MX Linux 21, tudo o que você precisa fazer é certificar-se de ter as atualizações mais recentes instaladas. Para isso, você deve executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.