MX Linux 21.1 lançado com base no Debian 11.3

E foi lançado oficialmente o MX Linux 21.1 com base no Debian 11.3. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.

Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.

Agora, a equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 21.1 como o primeiro lançamento pontual da mais recente série de sistemas operacionais MX Linux 21 Wildflower.

Novidades do MX Linux 21.1

MX Linux 21.1 lançado com base no Debian 11.3
MX Linux 21.1 lançado com base no Debian 11.3

O MX Linux 21.1 está aqui quatro meses e meio após o MX Linux 21, que é o primeiro lançamento desta distribuição systemd-free baseada na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 Bullseye, para fornecer à comunidade up- imagens ISO atualizadas para novas implantações.

Baseado no Debian GNU/Linux 11.3, o MX Linux 21.1 traz de volta o utilitário disk-manager para as imagens ISO, adiciona várias melhorias ao instalador, atualiza muitos dos pacotes pré-instalados e apresenta o utilitário mx-samba-config para aqueles que desejam configurar os compartilhamentos Samba e CIFS de maneira independente da área de trabalho.

Além disso, esta versão eleva a versão do kernel na imagem AHS (Advanced Hardware Support), que apresenta o ambiente de desktop Xfce por padrão, para o Linux 5.16.

A versão anterior do MX Linux 21 AHS foi enviada com o kernel Linux 5.14, que chegou ao fim da vida útil no final de novembro de 2021.

Segundo os desenvolvedores:

“O MX-21.1 é a primeira atualização do nosso lançamento MX-21, consistindo em correções de bugs, kernels e atualizações de aplicativos desde o lançamento original do MX-21. Se você já estiver executando o MX-21, não há necessidade de reinstalar. Os pacotes estão todos disponíveis através do canal de atualização regular.”

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o MX Linux 21.1

Se você deseja instalar a versão mais recente do MX Linux em um novo computador, é altamente recomendável baixar as imagens ISO mais recentes, MX Linux 21.1, que estão disponíveis para sistemas de 64 bits e 32 bits com o Xfce e KDE Plasma ambientes de desktop, bem como o gerenciador de janelas Fluxbox pré-instalado.

As imagens ISO do MX Linux 21.1 já pode ser baixada acessando os links abaixo:
MX Linux 21 Xfce 64-bit
MX Linux 21 Xfce 32-bit
MX Linux 21 Fluxbox 64-bit
MX Linux 21 Fluxbox 32-bit
MX Linux 21 KDE Plasma

Por outro lado, se você estiver executando o MX Linux 21, tudo o que você precisa fazer é certificar-se de ter as atualizações mais recentes instaladas. Para isso, você deve executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.