N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U

Conheça o N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U e quatro dispositivos de armazenamento. Confira os detalhes desse equipamento.

No ano passado, um fabricante chinês de PCs começou a produzir um computador pequeno e barato chamado NAS N1, que também pode funcionar como roteador, servidor doméstico ou servidor de armazenamento conectado à rede.

Este ano, a empresa lançou um modelo de alto desempenho chamado N1 Pro, que apresenta um processador significativamente mais poderoso, além de algumas outras atualizações, e uma mudança que algumas pessoas podem considerar um downgrade.

N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U

N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U
N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U

O N1 Pro já está disponível na Amazon ou AliEpxress por cerca de US$ 349 ou mais. Como o NAS N1 original, o novo N1 Pro é uma minitorre com suporte para dois discos rígidos de 3,5 polegadas, bem como armazenamento de estado sólido PCIe NVMe.

Mas o original é alimentado por um processador AMD Athlon 300U, que é um chip de 15 watts, 2 núcleos e 4 threads com suporte para velocidades de CPU de até 3,3 GHz, gráficos integrados AMD Radeon Vega 3 de 1 GHz e suporte para DDR4 -2400 memória.

O novo N1 Pro possui um chip Ryzen 5 5500U, que é um processador de 15 watts com 6 núcleos de CPU Zen 2, 12 threads, velocidades de até 4 GHz, gráficos Radeon Vega 7 de 1,8 GHz e suporte para memória DDR4-3200.

Em outras palavras, enquanto o processador NAS N1 é bom para, bem, um NAS (dispositivo de armazenamento conectado à rede), o N1 Pro tem o poder de um laptop decente de gama média de um ou dois anos atrás.

N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U
N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U

O fabricante faz uso desse suporte a RAM DDR4-3200 e equipa o sistema com dois slots SODIMM para memória.

E enquanto o NAS N1 original tinha apenas um único slot M.2 2280 para armazenamento PCIe 3.0 NVMe, o N1 Pro tem dois, o que significa que ele suporta até quatro dispositivos de armazenamento se você usar os dois compartimentos de disco rígido e ambos os slots M.2 para armazenamento.

Esse possível rebaixamento de que eu estava falando? O NAS N1 tem quatro portas Ethernet, mas o N1 Pro tem apenas duas, o que pode torná-lo menos adequado para aplicativos de rede (a menos que você planeje adicionar um switch de rede externo).

Mas as portas Ethernet no novo modelo são mais rápidas, com suporte para velocidades de 2,5 GbE (acima de 1 Gbps).

N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U
N1 Pro, um PC compacto com Ryzen 5 5500U

Outros recursos incluem suporte para até três monitores (cortesia de portas HDMI, DisplayPort e USB Type-C), uma placa sem fio Intel AX200 com suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.2 e outras portas, incluindo:

  • 1 x USB tipo C
  • 2 x USB 3.0 tipo A
  • 2 x USB 2.0 tipo A
  • 1 x leitor de cartão microSD
  • 1 x conector de áudio de 3,5 mm
  • 1 x tomada de alimentação DC

O sistema mede 162 x 162 x 198 mm (6,4″ x 6,4″ x 7,8″) e tem fácil acesso aos discos rígidos por meio de compartimentos de HDD extraíveis.

Os preços iniciais são para configurações barebones sem memória ou armazenamento, o que significa que você precisará fornecer o seu próprio.

Mas você também pode pagar mais por um sistema com até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento de estado sólido (mas você precisará fornecer seus próprios discos rígidos se planeja usar isso como um dispositivo de armazenamento em massa, e eu sou não sei por que você compraria um, a menos que planejasse fazer isso).

Se você fornecer sua própria memória, o sistema suporta até 64 GB de RAM.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.