Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Não quero usar Unity, prefiro o Enlightenment no Ubuntu

Quem procura um substituto leve e estiloso para o Unity, possivelmente gostará do Enlightenment. Um ambiente leve e poderoso. Portanto, se você não quer usar Unity, veja como instalar o Enlightenment no Ubuntu.


Enlightenment é um gerenciador de janelas de origem Belga. Com mais de uma década de desenvolvimento, ele é uma boa opção para aqueles que querem um desktop um pouco mais animado, bem básico, mas com uma boa economia de recursos.

Como não possui diversos itens comuns a maioria dos ambientes gráficos, o Enlightenment poderia até ser classificado como um simples gerenciador de janelas, entretanto, ele vai além dessa função de um simples gerenciador de janelas para Linux e outros sistemas.

O Enlightenment é um ambiente gráfico das antigas que era (e dependendo do usuário, ainda é) muito cultuado, por ser bonito, ter uma interface diferente dos desktops tradicionais e ser bem leve para os computadores atuais. Mas o interessante dele, é que nos primórdios de sua existência, ele era considerado um ambiente gráfico pesado.

Atualmente, o Enlightenment não é apenas um gerenciador de janelas para Linux/X11 e outros, mas também todo um conjunto de bibliotecas para ajudar a criar interfaces de usuário bonitas, com muito menos trabalho do que fazê-lo à moda antiga e lutar com toolkits tradicionais, para não mencionar um tradicional gerenciador de janelas.

Ele pode ser usado em pequenos dispositivos móveis como telefones e até em poderosos desktops multi-core (que são o ambiente de desenvolvimento primário).

O ambiente permite numerosas personalizações, efeitos, transparências etc, tudo isso usando poucos recursos, o que é bom para os novos computadores pessoais e para os antigos também.

Com ele, você poder ter beleza e personalização, enquanto continum sendo capaz de realizar tarefas em hardware mais antigo ou dispositivos embarcados.

Conheça melhor essa série

Conheça melhor o ambiente Enlightenment

Para saber mais sobre o programa, clique nesse link.

Como instalar o ambiente Enlightenment no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o ambiente Enlightenment no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:enlightenment-git/ppa

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install e20 terminology

Acessando o ambiente Enlightenment

Uma vez que a instalação estiver concluída, saia da sua sessão atual do Ubuntu. Clique no ícone que fica no canto superior direito da tela de login Ubuntu (o circulo branco, depois do nome de usuário) e será mostrado um menu com todas as opções de ambientes de desktop atualmente instalados.

A mais recente adição a esta lista será o “Enlightenment”. Clique nesta opção e em seguida, coloque suas credenciais de login e confirme para iniciar o novo ambiente.

Ao entrar no ambiente pela primeira vez, será necessário responder as perguntas de um assistente de configuração. Primeiro, selecione o seu país e depois vá respondendo conforme seu gosto como nas imagens a seguir. No Final, você poderá começar a usar e experimentar o ambiente gráfico.

Desinstalando o ambiente gráfico Enlightenment no Ubuntu e derivados

Para desinstalar o ambiente gráfico Enlightenment no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o ambiente, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove e20 terminology
sudo apt-get autoremove

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sair da versão mobile