Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

NexDock 2 transforma celular Android ou Raspberry Pi em um laptop

Se você procura convergência, o NexDock 2 transforma celular Android ou Raspberry Pi em um laptop e pode ser o que você precisa. Confira os detalhes desse aparelho.


Já desejou que o seu smartphone Android ou Raspberry Pi fosse um laptop? Bem, com o projeto NexDock 2 no Kickstarter, isso pode virar realidade!
NexDock 2 transforma celular Android ou Raspberry Pi em um laptop

Tanto o nome quanto o conceito devem ser familiares para os fãs de gadgets de longa data.

O NexDock original era um shell de laptop de 14.1 polegadas sem computador interno, e o financiamento foi bem-sucedido em 2016.

O dispositivo chegou às mãos de milhares de patrocinadores. Embora competentes o suficiente, algumas análises de tempo foram bastante mornas sobre a qualidade da construção dele.

Então, depois de um breve período bajulando os inovadores (e agora descartados) cartões de computação da Intel, a equipe por trás desse dispositivo portátil está de volta com um modelo atualizado, refinado e altamente aprimorado.

E agora ele é chamado de… NexDock 2!!

NexDock 2 transforma celular Android ou Raspberry Pi em um laptop

A nova unidade da NexDock é um shell de notebook de 13.3 polegadas que transforma smartphones e PCs de pequeno formato em computadores completos.

O chassi é feito de alumínio, um passo importante da construção plástica barata da unidade.

Ele também se beneficiou de uma atualização notável na tela. O NexDock 2 possui uma tela LCD IPS de 13.3 polegadas com resolução total de 1080p (e formato 16:9).

Sem CPU, RAM ou placa gráfica interna, há mais espaço para uma bateria robusta, que para este modelo é classificada para 38Wh.

Alto-falantes embutidos, teclado de tamanho normal e trackpad multitoque também são oferecidos, assim como uma ampla gama de portas e opções de conectividade, incluindo entrada USB-C, carregamento USB-C e HDMI de tamanho completo.

Compatibilidade do NexDock 2

O NexDock 2 apregoa a compatibilidade com smartphones high-end que oferecem software ‘modo desktop’, como o Samsung DeX e o Huawei Easy Projection.

Mas, embora o Android possa ser o caso de uso ideal, ele não é o único.

Qualquer coisa que possa ser conectada a uma porta HDMI, em teoria, funcionará com o NexDock também, por exemplo, Raspberry Pis, PCs com fator de forma pequeno, até sticks FireTV e consoles de jogos.

E aí? Devo apoiar isso?

A campanha de crowdfunding do NexDock 2 já está no ar no Kickstarter até o momento desta publicação (22 de março de 2019) e, de forma promissora, já está muito perto de atingir sua meta (muito baixa) de U$$ 50.000.

Preços iniciais de U$$ 179 marcam uma unidade NexDock, mais os cabos USB-C necessários e o carregador de energia. Isso é U$$ 100 do que o planejado RRP.

Lembre-se: Campanhas de financiamento coletivo não são lojas on-line. Não é garantido que você receba o item, e portanto, você pode perder o seu dinheiro. Por isso, escolha com sabedoria.

Dito isto, esta é uma empresa com um histórico de entrega de um projeto financiado por crowdfunding. Além disso, eles estão usando o Kickstarter desta vez, um site de financiamento muito mais rigoroso.

Se você fiou tentado a comprar ou curioso, pode ir até a página do Kickstarter para saber mais.

Convergência e Custo

Três anos depois da tentativa original da NexDock, e a noção de convergência está mais viva do que nunca.

Os recursos de software Premium, como o Samsung DeX e o Huawei Easy Projection, provam que a Canonical, criadora do Ubuntu, estava fazendo algo com sua incursão antecipada na computação ‘convergente’.

Mas, apesar de toda a conveniência que as experiências de computação ‘convergentes’ podem oferecer, a experiência continua sendo um catering para alguns poucos privilegiados.

Você tem que literalmente comprar o conceito.

Isso porque um smartphone Android topo de linha (com preço alto anexado) é frequentemente necessário, ou um modelo de dispositivo específico, e às vezes você precisa desembolsar por um acessório de desktop proprietário (Samsung DeX) ou um shell de notebook (Motorola Atrix)

Agora, parece que o Google tornará o alto preço de entrada e os requisitos de hardware personalizados uma coisa do passado.

Se puder fornecer uma experiência capaz e consistente com o modo de desktop Android Q e permitir que o recurso seja usado em hardware menos dispendioso, a convergência poderá finalmente entrar no mainstream.

E se isso acontecer, dispositivos como o NexDock 2 estarão bem posicionados para se beneficiarem.

Vamos ver no que isso dá.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile