Nitrux 1.3.9 lançado com base no Debian e KDE Plasma 5.21.2

Nitrux 1.3.9 lançado com base no Debian e KDE Plasma 5.21.2
Nitrux 1.3.9 lançado com base no Debian e KDE Plasma 5.21.2

E foi lançado o Nitrux 1.3.9 com base no Debian e KDE Plasma 5.21.2. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.

Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.

Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.

Agora, Uri Herrera anunciou o lançamento e a disponibilidade geral de uma nova atualização mensal para a distribuição Nitrux Linux, Nitrux 1.3.9, que vem com as tecnologias GNU/Linux mais recentes e software de código aberto.

Novidades do Nitrux 1.3.9

Nitrux 1.3.9 lançado com base no Debian e KDE Plasma 5.21.2

O destaque do lançamento do Nitrux 1.3.9 não é sua imagem de instalação usual atualizada mensalmente, mas a primeira ISO da distro construída usando rootfs Debian!

Sim, isso mesmo, o Nitrux Linux não é mais baseado em rootfs de neon Ubuntu / KDE e não usa mais os repositórios de software do Devuan GNU/Linux.

Embora o Nitrux agora seja uma distro baseada em Debian GNU/Linux, esta grande mudança se aplica apenas a novas instalações. Portanto, os usuários existentes do Nitrux Linux continuarão a receber atualizações da base Ubuntu/KDE neon/Devuan anterior.

Sobre a mudança, desenvolvedor do Nitrux Linux, Uri Herrera, disse que:

“Queremos enfatizar que o método preferido para adicionar um novo software à distribuição é usar o AppImages. Recomendamos que os usuários façam uma instalação limpa.”

Além da base do Debian, o lançamento do Nitrux Linux 1.3.9 vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.21.2, que é acompanhado pelas pilhas de software de código aberto KDE Applications 20.12.3 e KDE Frameworks 5.79, bem como um novo estilo de aplicativo padrão que se assemelha aos temas Kvantum e apresenta uma decoração de janela alternativa com os botões de janela à esquerda.

A instalação padrão do KDE Plasma agora apresenta o programa kio-fuse para ajudá-lo a montar diretórios remotos facilmente na hierarquia raiz do seu sistema de arquivos local.

Vários aplicativos atualizados e componentes principais também estão presentes, incluindo Linux 5.4.108 LTS como kernel padrão, junto com Linux 5.10.26 LTS e Linux 5.11.10 como kernels alternativos, bem como o pacote de escritório LibreOffice 7.1.1, Mozilla Firefox 87 navegador da web e conjunto de aplicativos Maui 1.2.1, que vem com dois novos aplicativos, Shelf e Clip.

Os aplicativos MPV e QPdfViewer foram removidos da imagem ISO.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Nitrux 1.3.9

Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.

Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão 1.3.8 do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile