Nitrux 1.8 lançado com suporte inicial para Maui Shell e XFS por padrão

E foi lançado o Nitrux 1.8 com Kernel 5.15 LTS, Maui Apps 2.1.0, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian, adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.

Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.

Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.

Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 1.8.

Novidades do Nitrux 1.8

Nitrux 1.8 lançado com suporte inicial para Maui Shell e XFS por padrão

Vindo apenas três semanas após o Nitrux 1.7.1, que foi o primeiro lançamento da distribuição baseada em Debian a ser fornecido com o kernel Linux 5.15 LTS por padrão, o Nitrux 1.8 é equipado com a versão mais recente no momento da escrita, o kernel Linux 5.15.11 LTS.

O Nitrux 1.8 também apresenta o melhor e mais recente software KDE Plasma, começando com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.4 e continuando com os pacotes de software KDE Frameworks 5.89 e KDE Gear 21.12.

No entanto, esta versão remove a sessão do Plasma Wayland da instalação padrão.

Como você já deve saber, o Nitrux usa Latte Dock como o dock padrão para sua sessão de desktop KDE Plasma. Com o Nitrux 1.8, o layout do Latte Dock foi alterado para mostrar também um pager que permite alternar facilmente entre os quatro espaços de trabalho e uma lixeira.

Entre outras mudanças interessantes, o Nitrux 1.8 adiciona suporte CSD (decorações do lado do cliente) por padrão para Maui Apps, muda para o sistema de arquivos XFS no instalador gráfico Calamares como sistema de arquivos padrão para novas instalações, adiciona 113 perfis AppArmor e adiciona dois personalizáveis páginas para o aplicativo Plasma System Monitor para permitir que você rastreie taxas de E/S, espaço em disco e estatísticas de GPU.

Ele também vem com novos papéis de parede e aplicativos atualizados.

Mas o mais importante é que este é o primeiro lançamento do Nitrux a incluir uma prévia da tecnologia do recentemente revelado Maui Shell, um shell de desktop convergente para desktops, tablets e telefones Linux.

Para testar o Maui Shell, você encontrará sessões autônomas do Wayland e do X11 na tela de login (apenas a sessão do X11 funcionou para mim).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Nitrux 1.8

O ISO mínimo também foi atualizado e pode ser usado para instalar o Nitrux com outros ambientes de desktop que não o KDE Plasma.

Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão 1.8 do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.

Obviamente, o Nitrux 1.8 está aqui para novos usuários que desejam implantar a distribuição baseada em Debian em seus computadores. Os usuários existentes do Nitrux 1.7 e anteriores podem atualizar sua instalação para a versão 1.8 seguindo as instruções fornecidas pelos desenvolvedores aqui.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile