Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Nova atualização do Solus traz o kernel 5.5 e mais

Uma nova atualização do Solus traz o kernel 5.5, o driver Nouveau de código aberto e mais. Confira todas as novidade e descubra como atualizar.

Solus é uma distribuição Linux construída do zero. Ele usa uma versão bifurcada do gerenciador de pacotes PiSi, mantida como “eopkg” no Solus, e um ambiente de desktop personalizado chamado “Budgie”, desenvolvido internamente. Essa distribuição está disponível apenas para computadores de 64 bits.

Nova atualização do Solus traz o kernel 5.5 e mais

A área de trabalho Budgie, que pode ser configurada para simular a aparência da área de trabalho do GNOME 2, é totalmente integrada à pilha do GNOME.

Solus segue um modelo de atualização continua (rolling release), em que o usuário instala o sistema operacional uma vez e recebe atualizações para sempre.

Agora, os usuários do Solus estão recebendo muitas novidades, pois a equipe de desenvolvimento lançou hoje várias atualizações para alguns componentes e aplicativos importantes.

Novidades da nova atualização do Solus

O pacote de atualização mais recente traz a série de kernel Linux 5.5, lançada recentemente, que apresenta suporte completo ao Raspberry Pi 4, cópia transferida entre dispositivos para clientes NFS, Btrfs RAID1 com 3 e 4 cópias e muito mais.

Isso significa melhor suporte de hardware para suas instalações Solus.

O sistema de som ALSA (Advanced Linux Sound Architecture) também foi atualizado com o mais recente pacote de atualização Solus, melhorando consideravelmente o áudio com suporte aprimorado a dispositivos como DSPs de áudio Broadwell, placas-mãe Gigabyte com codecs de áudio HD duplo, áudio USB Dell WD15 Dock , SoCs da Intel Broxton, Intel Skylake I2S e Lenovo Ideapad Miix 320.

Além disso, a implementação do Python3 foi atualizada para a mais recente série Python 3.7, que promete até 30% de aumento de desempenho à medida que a equipe de desenvolvimento conseguiu reconstruir e atualizar centenas de pacotes baseados em Python3.

Por último, mas não menos importante, com esta atualização, o driver gráfico legado da Nvidia 340 foi descontinuado porque a Nvidia não suporta mais os kernels mais recentes.

O último kernel suportado para a série de drivers Nvidia 340 é o Linux 5.4 LTS, mas o Solus já mudou para a versão 5.5.

Em vez disso, o Solus agora usará o driver Nouveau de código aberto para placas gráficas da Nvidia suportadas pelo driver Nvidia 340.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente a nova atualização do Solus

Para obter todas essas vantagens e muito mais, atualize suas instalações do Solus usando o comando sudo eopkg up em um emulador de terminal ou usando seu gerenciador de pacotes gráfico favorito.

Não se esqueça de reiniciar seus computadores depois de instalar a nova versão do kernel.

E para fazer uma nova instalação, a imagem ISO do Solus já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo