Novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial

Um novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial, e é desenvolvido pelos membros da comunidade Ubuntu Flutter.

Há um aplicativo de software de desktop interessante e totalmente não oficial em desenvolvimento pelos membros da comunidade Ubuntu Flutter.

Dito isso, o Novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial.

Novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial

Novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial
Novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial

Os desenvolvedores o descrevem como ‘uma loja de software alternativa para o Ubuntu Desktop feita com Flutter‘, a tecnologia de desenvolvimento de aplicativos que o Ubuntu é all-in.

Ele não é desenvolvido pela Canonical (embora os funcionários da Canonical contribuam para o código) e não há nenhuma sugestão de que ele será enviado por padrão no próprio sistema operacional.

Ele ainda não tem nome, nem marca, e como ainda está em desenvolvimento ativo, existem apenas instantâneos de qualidade alfa para brincar.

Mas eu diria que, mesmo em um estado alfa, já é melhor do que a loja de software que o Ubuntu usa!

O fork do Ubuntu do GNOME Software (apelidado de ‘Snap Store’) é fornecido por padrão em versões recentes do sistema operacional. Na verdade, evito ao máximo usá-lo.

A pesquisa é lenta (e os resultados tendem para Snaps); deb instala regularmente erros; e embora possa ser coincidência, sempre que experimento uma desaceleração do sistema, SEMPRE acho que o cliente está lá, rodando em segundo plano, sobrecarregado de RAM, então…

Claro, minha opinião é só isso, minha.

Novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial
Novo app não oficial é um Ubuntu Software melhor que o oficial

Algumas pessoas não encontram problemas ao usar o cliente – poder para você, se sim – mas eu sei que não estou sozinho em experimentar uma experiência de Snap Store abaixo da média em comparação com a rápida, fluida e compatível com Flatpak oferecida pelo upstream Cliente GNOME Software em distribuições Linux como o Fedora.

Esse desgosto é provavelmente o motivo pelo qual estou mais empolgado do que a maioria para disputar uma versão alfa de uma alternativa não oficial em ascensão – mas que alternativa é!

O aplicativo é rápido, possui uma interface do usuário adaptável e facilita muito a pesquisa, instalação e gerenciamento de aplicativos Snap (por meio da biblioteca Dart snapd).

Ele também pode lidar com a instalação de software distribuído como um .deb (através da biblioteca PackageKit Dart).

Não vou criticar algumas das decisões da interface do usuário (além de hoje, é bastante ‘transição pesada’ na página principal), mas mesmo neste estado formativo de primeira passagem, a promessa em exibição é evidente.

Este é o tipo de experiência moderna de loja de software que o Ubuntu deve oferecer aos seus usuários: moderno, rápido e adequado ao seu formato de embalagem preferido, ou seja, Snaps. É adaptável e tem um layout lógico.

Para isso, você pode pesquisar aplicativos Snap por nome, usando categorias ou uma combinação de ambos.

Você pode instalar, atualizar e alternar canais para a loja Snap e visualizar e gerenciar a permissão do aplicativo diretamente onde você gerencia o software – um toque agradável.

A loja não oficial do Ubuntu permite pesquisar os repositórios do Ubuntu por pacotes .deb, você só precisa mudar o filtro de pesquisa para ‘deb’ (que em uma versão anterior deste artigo, eu não percebi).

Você também pode atualizar, visualizar e remover o software .deb que já está instalado, o que é melhor do que nada.

Se ele puder lidar com software repo com a mesma sutileza do software Snap, seria o substituto perfeito para o Ubuntu Software na minha humilde opinião. Adicione a capacidade de abrir instaladores .deb “com” o aplicativo e perfeição!

Em resumo, esta App Store não oficial do Ubuntu é uma alternativa promissora ao cliente de software oficial do Ubuntu. Ele oferece uma diferença de dia e noite, com uma interface de usuário ágil e organizada, navegação lógica e integração hábil com vários formatos de software.

Se você gosta de fazer um teste, pode pegar o alfa mais recente na página de lançamento do projeto no GitHub. Baixe o zip, extraia e execute o binário dentro. Eu testei no Ubuntu 22.04 e “simplesmente funcionou”.

Lembre-se de que você está brincando com um software de qualidade alfa que não foi desenvolvido nem aprovado pela Canonical. Espere bugs, recursos quebrados e a anomalia interdimensional ocasional do espaço-tempo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.