Novo golpe de malware mira nos usuários do WhatsApp

Nem um dos mais populares mensageiros da atualidade escapa de malware, pois um novo golpe de malware mira nos usuários do WhatsApp.

O WhatsApp pode ser amplamente conhecido como um dos principais aplicativos de mensagens criptografadas do mundo; mas a plataforma de propriedade da Meta não deixou de ter sua parcela de problemas de privacidade.

Nos últimos anos, o WhatsApp foi vítima de golpes de malware, vazamentos de dados e outras violações de segurança.

Agora, parece haver um novo golpe por aí visando usuários com a promessa de uma nova versão do aplicativo.

Novo golpe de malware mira nos usuários do WhatsApp

Novo golpe de malware mira nos usuários do WhatsApp
Novo golpe de malware mira nos usuários do WhatsApp

De acordo com o 91mobiles, os usuários do aplicativo de mensagens receberam links solicitando a instalação do que pode parecer uma versão do aplicativo, mas na verdade é um malware.

Apelidado de “Pink WhatsApp” ou “WhatsApp Pink”, o golpe recebeu esse nome porque anuncia falsamente uma nova versão do aplicativo com tema rosa.

Juntamente com uma interface mais personalizada, o golpe também tenta aprimorar os usuários com promessas como medidas aprimoradas de segurança e privacidade.

Mas, infelizmente, este não é o caso. Na realidade, clicar no link malicioso resulta na instalação de malware em seu telefone. Isso pode se espalhar para outros usuários com quem você conversa.

Além de inundar seu aplicativo com anúncios incômodos. Na pior das hipóteses, pode permitir que hackers obtenham acesso ao seu telefone e seus dados.

O golpe também foi confirmado pela Polícia de Mumbai, que twittou um aviso aos usuários do aplicativo. No entanto, o que é interessante é que o “Pink WhatsApp” não é novidade, pois o golpe parece ter começado em abril de 2021. Mais uma vez mostrando sua cara feia.

Independentemente disso, os usuários são alertados para permanecerem atentos a links suspeitos. Ao mesmo tempo, evite encaminhar esses links e instale apenas atualizações de aplicativos da Google Play Store ou App Store.

Afinal, esse não foi o primeiro golpe a atingir os usuários do WhatsApp. Como outro golpe de malware direcionado aos backups do WhatsApp, ocorreu apenas algumas semanas atrás. E definitivamente não será o último que os usuários podem esperar ver.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.