OpenJDK 19 lançado com suporte a RISC-V no Linux

E foi lançado o OpenJDK 19 com suporte a RISC-V no Linux, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.

OpenJDK é uma uma implementação open source do Java que provê um Java Development Kit totalmente baseado em software livre.

Ele é o resultado dos esforços da Comunidade Java para a evolução atemporal da linguagem. Serve como incubadora de novas ideias que normalmente são implementadas no JDK comercial da Oracle para serem rentabilizadas posteriormente.

Agora, a Oracle anunciou hoje a disponibilidade geral do JDK/OpenJDK 19 como a implementação de referência do Java 19.

Novidades do OpenJDK 19

OpenJDK 19 lançado com suporte a RISC-V no Linux
OpenJDK 19 lançado com suporte a RISC-V no Linux

Sim. O OpenJDK Java 19 está disponível para download, adicionando vários novos recursos.

Lembramos que o OpenJDK é a base da implementação comercial do Java desde a versão 7 , então os dois grandes aspectos da tecnologia estão conectados há muitos anos.

Para começar, é importante ter em mente que o JDK 19 não é uma versão LTS, condição que atualmente mantém a versão 17 como a última do tipo.

O próximo LTS será o JDK 21, cujo lançamento está previsto para setembro de 2023 se os planos da Oracle não derem errado, o que parece altamente improvável, visto que é um martelo quando se trata de lançar versões a cada seis meses.

Quanto ao que há de novo no JDK 19, para começar temos suporte para Linux em processadores RISC-V . Por outro lado, em uma fase preliminar, chegou a API Memory and Foreign Functions, que invocando funções estrangeiras pode fazer programas escritos em bibliotecas de chamadas Java e dados de processos nativos.

Também na liderança estão os processos virtuais, que, como o próprio nome sugere, introduzem processos virtuais na plataforma Java que são mais leves, reduzindo o esforço de escrever e manter aplicativos simultâneos de alto desempenho.

A API vetorial, que está em sua quarta fase de incubação, é responsável por expressar cálculos vetoriais que são compilados em tempo de execução para obter instruções vetoriais otimizadas para a arquitetura do processador utilizado.

A coincidência de padrões da frase da troca está na terceira fase anterior e pretende estender suas possibilidades para permitir que uma expressão seja comprovada com um grande número de padrões, cada um com uma ação específica, para que consultas complexas orientadas para os dados orientados expressar de uma maneira concisa e segura.

Além das propostas de melhoria do JDK (JEP), no JDK 19 outros novos recursos foram introduzidos em esquemas de assinatura (d) TLS, novas propriedades do sistema para System.out e System.er, Unicode 14, HTTPS Channel Link Support para Java GSS/Kerberos, formatos adicionais de tempo e data e suporte para a proteção do Pac-Ret no Linux na arquitetura de braço de 64 bits.

Por fim, esse é um breve resumo das mudanças interessantes presentes no Java 19:

  • Um porte Linux RISC-V já está disponível.
  • As APIs de Função Estrangeira e Memória estão em forma de visualização com o OpenJDK 19. A API permite a interoperabilidade com código e dados fora do tempo de execução Java, como para programas Java para chamar bibliotecas nativas e dados nativos de processo.
  • Os threads virtuais estão em forma de visualização como uma implementação de threads leve para aplicativos simultâneos.
  • Em seu quarto estágio de incubadora está a Java Vector API para cálculos vetoriais que em tempo de execução estão fazendo uso de instruções vetoriais ótimas baseadas no suporte da arquitetura da CPU.
  • A simultaneidade estruturada está em sua forma de incubadora para simplificar o Java multi-threading.
  • Padrões de registro estão em pré-visualização para desconstruir valores de registro.
  • Novas APIs para permitir a personalização dos esquemas de assinatura para conexões TLS e DTLS individuais.
  • Suporte para Unicode 14.
  • Formatos adicionais de data e hora adicionados.

Para saber mais sobre essa versão do OpenJDK, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O OpenJDK está disponível nos repositórios oficiais das versões mais recentes das distribuições Linux e pode ser instalado usando a Central de programas destas.

Também é possível instalar a versão mais recente do OpenJDK no Ubuntu Linux, usando esse tutorial:
Como instalar o OpenJDK no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.