OpenSSL 3.2 lançado com suporte para TCP Fast Open no Linux

E foi lançado o OpenSSL 3.2 com suporte para TCP Fast Open no Linux, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar o software.

OpenSSL é uma implementação de código aberto dos protocolos SSL e TLS. Essa biblioteca implementa as funções básicas de criptografia e disponibiliza várias funções utilitárias. Também estão disponíveis wrappers que permitem o uso desta biblioteca em várias outras linguagens.

Em resumo, o OpenSSL é um kit de ferramentas de criptografia que implementa os protocolos de rede SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) e os padrões de criptografia relacionados exigidos por eles.

A ferramenta de linha de comando OpenSSL é comumente usada para gerar chaves privadas, criar CSR (Solicitação de Assinatura de Certificado), instalar seu certificado SSL/TLS e identificar informações de certificado.

Agora, foi anunciado o lançamento do OpenSSL 3.2.

Novidades do OpenSSL 3.2

OpenSSL 3.2 lançado com suporte para TCP Fast Open no Linux
OpenSSL 3.2 lançado com suporte para TCP Fast Open no Linux

Sim. O OpenSSL 3.2 foi lançado agora como uma atualização importante para esta biblioteca de software poderosa, de código aberto, multiplataforma e gratuita que fornece comunicações seguras através de redes de computadores para aplicativos e sites.

Os destaques do OpenSSL 3.2 incluem suporte TCP Fast Open em sistemas Linux, FreeBSD e macOS, compactação de certificado TLS, incluindo suporte de biblioteca para zlib, Brotli e Zstandard, suporte SM4-XTS, bem como suporte Argon2 KDF, juntamente com suporte a pool de threads funcionalidade.

Ele também adiciona suporte QUIC do lado do cliente e suporte para vários fluxos, suporte para algoritmos de assinatura digital Ed25519ctx, Ed25519ph e Ed448ph, suporte para assinaturas ECDSA determinísticas, suporte AES-GCM-SIV, suporte para criptografia de chave pública híbrida (HPKE) e suporte para chaves públicas brutas TLS.

Além disso, o OpenSSL 3.2 adiciona suporte para algoritmos de assinatura conectáveis baseados em provedor no TLS 1.3 com suporte à funcionalidade CMS e X.509 para permitir o uso de criptografia pós-quântica/segura quântica e altera o nível de segurança SSL/TLS padrão para 2 de 1.

Por último, mas não menos importante, o OpenSSL 3.2 adiciona suporte para o uso de nomes padrão IANA na configuração do conjunto de criptografia TLS, adiciona vários novos recursos e melhorias ao suporte ao protocolo CMP e implementa suporte para o uso do armazenamento de certificados do sistema Windows como fonte de certificados raiz confiáveis.

Os desenvolvedores observam o fato de que existem alguns problemas conhecidos nesta versão OpenSSL, como a incapacidade de configurar algoritmos de assinatura baseados em provedor usando o parâmetro do arquivo de configuração SignatureAlgorithms.

Para saber mais sobre essa versão do OpenSSL, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Normalmente, OpenSSL está disponível nos repositórios das principais distribuições Linux, então, basta manter seu sistema atualizado.

Mas você também pode baixar o código-fonte do OpenSSL. Se você quiser fazer isso, faça o download do OpenSSL OpenSSL aqui e informe sobre quaisquer problemas que você encontrar abrindo um problema na página do github.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.