OpenSUSE simplificou a instalação do H.264 no sistema

Para levar um dos mais populares padrão de compressão de vídeo para seus usuários, o OpenSUSE simplificou a instalação do H.264 no sistema.

O openSUSE é um sistema operacional voltado para usuários de software livre e aberto ao desenvolvimento de novas funções por sua comunidade.

Recentemente, surgiram notícias de que os desenvolvedores do openSUSE implementaram um esquema para simplificar a instalação do codec de vídeo H.264 na distribuição.

OpenSUSE simplificou a instalação do H.264 no sistema

OpenSUSE simplificou a instalação do H.264 no sistema
OpenSUSE simplificou a instalação do H.264 no sistema

Sim. OpenSUSE simplificou a instalação do H.264 no sistema, isso porque, há alguns meses, o pacote de distribuição incluía também pacotes com o codec de áudio AAC (usando a biblioteca FDK AAC), que é aprovado como padrão ISO, definido nas especificações MPEG-2 e MPEG-4 e usado em muitos serviços de vídeo.

“O projeto openSUSE foi inspirado pelos esforços do Fedora para tornar os codecs OpenH264 e FDK AAC da Cisco disponíveis para seus usuários. Os membros procuraram a equipe de código aberto da Cisco para fazer o mesmo com sua base de usuários.”

“Um obstáculo a superar é que a limitação atual para a redistribuição gratuita de codecs é de 100.000 usuários, então o membro do conselho Neal Gompa e o gerente de lançamento do openSUSE Leap, Lubos Kocman, propuseram uma maneira de simplificar a instalação do codec no openSUSE.”

A razão para fazer uma mudança no processo de instalação do codec no sistema é porque a distribuição da tecnologia de compressão de vídeo H.264 requer o pagamento de royalties para a organização MPEG-LA, mas se forem usadas bibliotecas abertas OpenH264, o codec pode ser usado em produtos de terceiros sem pagar royalties, já que a Cisco, que desenvolve o projeto OpenH26, é licenciada da MPEG LA.

“A Cisco, cujo projeto openSUSE é muito grato por seus esforços, concordou com uma abordagem de redistribuição do OpenH264 em uma infraestrutura de propriedade da Cisco para usuários do openSUSE.”

A nuance é que o direito de usar tecnologias proprietárias de compactação de vídeo é transferido apenas para compilações distribuídas pela Cisco, por exemplo, baixadas do site da Cisco, que não permite colocar pacotes com OpenH264 no repositório openSUSE.

Para resolver esse problema, um repositório separado foi adicionado ao kit de distribuição, no qual a compilação binária do codec é baixada do site da Cisco (ciscobinary.openh264.org).

Ao mesmo tempo, a compilação do codec é formada por desenvolvedores do openSUSE, certificados pela assinatura digital oficial do openSUSE e transferidos para a Cisco para distribuição, ou seja, a formação de todo o empacotamento permanece de responsabilidade do openSUSE e a Cisco não Você pode fazer alterações ou substitua o pacote.

“Um fluxo de trabalho de lançamento para o OpenH264 foi concebido e uma abordagem de três etapas foi tratada por meio de um conjunto de scripts nas Ferramentas de lançamento do OpenSUSE.”

“Um script de fluxo de trabalho dispara e envia um e-mail para a Cisco com um arquivo contendo pacotes OpenH264 rpm para a Cisco; cria um instantâneo dos dados que são enviados ou “POSTED” para extração manual de um binário Cisco. O processo garante que o projeto sempre tenha um conjunto de binários relacionados no Open Build Service.”

“Um dos mantenedores do projeto multimedia:libs:cisco-openh264 cria e envia um arquivo . O pacote é assinado no OBS com a chave openSUSE, para que a fonte do pacote possa ser verificada. O OBS publica os metadados do repositório em codecs.opensuse.org/openh264.”

“O arquivo deve conter apenas pacotes com Cisco OpenH264 e plug-ins OpenH264 GStreamer relacionados. Adicionar qualquer outro conteúdo fora do contrato, especialmente outros codecs, sob o contrato da Cisco resultaria em violação.”

“Possíveis aprimoramentos para melhorar o fluxo de trabalho existente já foram discutidos, mas os esforços iniciais visam fornecer ao openSUSE uma experiência mais simplificada após a instalação.”

O repositório openh264 será ativado por padrão para novas instalações do openSUSE Tumbleweed na próxima atualização iso e também será adicionado ao beta inicial da ramificação openSUSE Leap 15.5.

Antes de ativar o repositório padrão, para instalar os componentes habilitados para H.264, basta o usuário executar:
sudo zypper ar http://codecs.opensuse.org/openh264/openSUSE_Leap repo-openh264
sudo zypper en gstreamer-1.20-plugin-openh264

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.