Opera quer que você instale seu navegador web em Chromebooks

Opera quer que você instale seu navegador web em Chromebooks
Opera quer que você instale seu navegador web em Chromebooks

Após otimizar seu app Android com recursos de teclado e tela sensível ao toque, a Opera quer que você instale seu navegador web em Chromebooks.

O navegador Opera está disponível para uma variedade de sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac, Linux, Android e iOS. Agora, os fabricantes do navegador querem que você o instale em Chromebooks também.

Opera quer que você instale seu navegador web em Chromebooks

Opera quer que você instale seu navegador web em Chromebooks

Sim. A Opera quer que você instale seu navegador da web em Chromebooks. Tecnicamente, isso é algo que você já consegue fazer há algum tempo, ativando o suporte para aplicativos Android ou Linux em um Chromebook.

Mas agora a Opera anunciou que otimizou seu aplicativo Android com recursos de teclado e tela sensível ao toque, o que significa que se você baixar a versão Android do navegador para o Google Play, ele funcionará um pouco melhor em dispositivos Chrome OS.

Sob o capô, o Opera usa o mesmo mecanismo de renderização da Web Blink que o Google Chrome, então não espere nenhuma grande diferença na velocidade ou desempenho.

Mas o Opera tem alguns recursos de destaque, incluindo um bloqueador de anúncios integrado, suporte para VPN e uma carteira de criptografia, se isso for algo que você precisa ou deseja em um navegador da web.

Também há suporte integrado para mensagens via WhatsApp, Telegram, Twitter, Facebook Messenger e Instagram. E o navegador oferece aos usuários uma escolha de modos claro ou escuro, com cinco temas de cores diferentes que estão disponíveis em ambos os modos.

Os novos recursos compatíveis com Chromebook/laptop no aplicativo para Android do Opera incluem:

  • Atalhos de teclado como Ctrl + T para abrir uma nova guia ou Ctrl + L para focar na barra de endereço
  • Sincronize seus dados entre o Opera para celular, desktop e Chromebooks lendo um código QR
  • Depois de sincronizar seus dispositivos, você pode compartilhar links, notas, arquivos e imagens entre os dispositivos

Um dos principais motivos para comprar um Chromebook é a sua simplicidade – o sistema operacional coloca o navegador Chrome na frente e no centro e, por padrão, seus dados já estão sincronizados entre todos os dispositivos em que você fez login com sua conta do Google.

Mas as pessoas têm instalado navegadores de terceiros (e até mesmo sistemas operacionais de terceiros) em Chromebooks há quase tanto tempo quanto os Chromebooks existem.

E agora eu acho que o Opera está tornando um pouco mais fácil fazer isso para as pessoas que não querem ter o trabalho de habilitar o suporte para aplicativos Linux para instalar um navegador alternativo compatível com desktop/laptop.

O Opera para Android está disponível na Google Play Store e a versão mais recente deve funcionar tão bem em telefones quanto em Chromebooks.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile