Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted

Segundo os pesquisadores da Cyble, existe uma operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted, usando um site falso.

Enlisted é um jogo legítimo publicado pela Gaijin Entertainment em 2021, tendo mensalmente entre 500.000 e um milhão de jogadores ativos.

Agora, uma operação de ransomware visa jogadores russos do jogo de tiro em primeira pessoa multijogador Enlisted, usando um site falso para espalhar versões trojanizadas do jogo.

Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted

Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted
Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted – Site malicioso que espalha ransomware Crypter (BleepingComputer)

O jogo é gratuito, portanto, os agentes de ameaças podem facilmente baixar o instalador do editor e modificá-lo para distribuir cargas maliciosas a usuários desavisados.

O ransomware empacotado com o instalador do jogo finge ser a terceira versão principal do notório WannaCry, mesmo usando a extensão de arquivo ‘.wncry’ em arquivos criptografados.

De acordo com os pesquisadores da Cyble que analisaram a cepa, esta nova variante “WannaCry” é baseada no armário Python de código aberto ‘Crypter’, é claro, feito para fins educacionais.

Deve-se notar que esta não é a primeira vez que alguém tenta imitar o WannaCry, provavelmente para intimidar as vítimas e garantir um rápido pagamento de resgate.

O instalador baixado do site falso é “enlisted_beta-v1.0.3.115.exe”, que instala dois arquivos executáveis no disco do usuário se iniciado, ou seja, “ENLIST~1” (o jogo real) e “enlisted” (o Python lançador de ransomware).

Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted
Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted – Executando o instalador trojanizado (Cyble)

O ransomware cria um mutex na inicialização para evitar várias instâncias em execução no computador infectado.

Em seguida, ele analisa seu arquivo de configuração JSON, que determina quais tipos de arquivo são direcionados, quais diretórios devem ser ignorados, qual nota de resgate gerar, qual endereço de carteira deve receber o resgate e outros parâmetros de ataque.

Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted
Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted – O arquivo de configuração do ransomware (Cyble)

Em seguida, o ransomware Crypter verifica o diretório de trabalho em busca de um arquivo “key.txt” para usar na etapa de criptografia e, se não houver, ele o gera.

A criptografia usa o algoritmo AES-256 e todos os arquivos bloqueados recebem a extensão de nome de arquivo “.wncry”.

Curiosamente, o ransomware não tenta encerrar processos ou interromper serviços, o que é uma prática padrão em armários modernos.

No entanto, segue a estratégia comum de excluir as cópias de sombra do Windows para evitar a restauração fácil dos dados.

Após a conclusão do processo de criptografia, o ransomware exibe a nota de resgate em um aplicativo GUI dedicado, dando à vítima três dias para responder às demandas.

A nota de ransomware baseada em GUI (Cyble)
Operação de ransomware visa jogadores russos de Enlisted – A nota de ransomware baseada em GUI (Cyble)

Os agentes da ameaça também modificam a imagem de fundo da vítima para garantir que sua mensagem seja transmitida, mesmo que o antivírus da vítima bloqueie o lançamento da nota de resgate baseada na GUI.
Background informando o usuário sobre a infecção (Cyble)
Background informando o usuário sobre a infecção (Cyble)

Os invasores não usam um site Tor ou fornecem um link de bate-papo seguro para as vítimas, mas usam um bot do Telegram para comunicações.

As proibições nacionais de títulos populares de FPS na Rússia forçaram os jogadores locais a procurar entretenimento em outro lugar, e o Enlisted é uma das alternativas exploradas.

Parece que os agentes de ameaças aproveitaram essa oportunidade e não é improvável que criem outros sites falsos para jogos semelhantes com localização russa.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.